O Proerd, programa desenvolvido pela Polícia Militar para alertar as crianças sobre os perigos das drogas e da violência, forma nesta semana mais 700 estudantes. O projeto merece destaque, pois há anos vem atuando na conscientização dos perigos provocados pelo uso das drogas e no combate ao uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes.
Somente em Gaspar, milhares de crianças já passaram pelas aulas do Proerd e aprenderam, na teoria e na prática, sobre a importância de viver uma vida limpa, longe das drogas.
É fato que muitas destas crianças não conseguiram se manter afastadas da maconha, da cocaína, do ecstasy e do temido crack, afinal, as drogas estão aí, para serem encontradas por quem as quiser achar e se apresentam sempre de forma atraente. Porém, muitas destas crianças cresceram, e como afirma o próprio coordenador do programa, soldado Bonin, constituíram família e hoje estão bem, vivendo longe deste terrível mal que destrói vidas e assola a sociedade atual.
Se mais programas como este da Polícia Militar fossem criados e chegassem até a comunidade, quem sabe os índices de tráfico e dos pequenos delitos, cometidos por usuários que, desesperados e sem dinheiro, roubam para comprar a droga, seriam menores. Está em tempo de a sociedade abrir os olhos para a necessidade de orientar, alertar, e prevenir o uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes.
Os integrantes do Conseg do Santa Terezinha já perceberam essa necessidade e neste ano lançaram um programa que tira as crianças das ruas e envolve em atividades esportivas. O grupo ainda está começando e precisa de apoio, mas já deu o primeiro passo. E as outras comunidades, quando darão este primeiro passo?
edição 1251
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).