Investimento mais que necessário - Jornal Cruzeiro do Vale

Investimento mais que necessário

05/11/2013 11:23

Após o anúncio do governo federal, que prometeu R$ 39 milhões para viabilizar um projeto de esgotamento para três dos principais bairros de Gaspar, a Prefeitura dá andamento à elaboração do projeto executivo, com a intenção de concluir os estudos até o final deste ano e encaminhar situações como licitação de ordem de serviço até a metade do próximo ano.

O avanço na área de coleta e tratamento de esgoto é fundamental para Gaspar. Uma cidade com mais de 60 mil habitantes e com os índices de crescimento registrados nos últimos anos passa a ter obrigação de investir em saneamento e na consequente saúde da população que esta área representa. Seja com recursos municipais ou por meio de terceirização, o município precisa colocar em prática soluções para esta área, melhorando os índices, como inclusive determina o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Um exemplo que pode ser usado para Gaspar é o caso de Blumenau. Mesmo com os problemas, reclamações e denúncias que o processo de concessão e tratamento do esgoto causou, o município caminha para um salto expressivo na quantidade de domicílios atendidos por uma rede de coleta, algo até poucos anos atrás muito diferente na maior parte do município. No caso de Gaspar, a tendência é de que as autarquias municipais comandem o processo de implantação do tratamento, mas a prioridade precisa ser a mesma: oferecer melhores condições sanitárias à maior parcela da população. É momento de dedicar preocupação para esta área, sob pena de alimentar crescimento econômico e imobiliário, mas sem a estrutura básica para que essa expansão tome forma pela cidade.

Edição 1538
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.