O valor histórico dos engenhos - Jornal Cruzeiro do Vale

O valor histórico dos engenhos

26/04/2013 03:30

A demolição de um antigo engenho de arroz no Centro de Gaspar serviu para o Cruzeiro do Vale entrar no debate sobre essas construções, que aos poucos deixaram de ter o papel fundamental no desenvolvimento da agricultura da cidade para figurar entre os prédios que retratam a arquitetura do início do século na cidade.

Em reportagem especial, esta edição do Cruzeiro mostra a história de alguns dos principais engenhos que fizeram parte do cenário econômico da cidade há algumas décadas. Nesta viagem, é possível relembrar algumas das famílias tradicionais no município, o modelo econômico que vigorava na época e a transição que a tecnologia trouxe para as atividades do setor, com a substituição da manufatura por equipamentos capazes de aumentar a produção e elevar o aspecto industrial da rizicultura.

Tão importante quanto manter vivos essas histórias que compõem a cultura de Gaspar é voltar a atenção para a preservação dos prédios que abrigaram os antigos engenhos. Com o caso recente de uma construção que precisou ser demolida, vale o alerta para que proprietários, iniciativa privada em geral e poder público ajam com antecedência e evitem a degradação das estruturas a ponto de permitir que a cidade precise se despedir de mais construções com elevado valor histórico.

O fato de haver outras prioridades, principalmente na esfera pública, também não pode servir de álibi para que nos próximos anos o patrimônio histórico não receba atenção. Dentro das discussões da cidade e até mesmo do processo de formação de novos cidadãos, nos bancos escolares, é preciso reservar espaço à preocupação com as construções que fazem parte da história do município, a fim de manter os principais elementos arquitetônicos que indicam de onde viemos e, ao mesmo tempo, pode nos apontar para onde seguir.

 

 

Edição 1483

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.