Por Sandro Galarça - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Sandro Galarça

19/08/2008 00:00

A campanha política em Gaspar deve aquecer nos próximos dias. Tudo porque começa hoje a campanha eleitoral gratuita nas rádios da cidade, um momento em que a cordialidade e os atos de comedimento dão lugar a discursos mais inflamados e à defesa de pontos de vista de maneira, digamos, mais exaltada.

É a partir dos programas eleitorais gratuitos que a população toma contato com as idéias e com a voz de seu candidato, com as propostas de governo e com as intenções para governar a cidade. No caso dos candidatos ao Legislativo, é uma oportunidade para ampliar o conhecimento já segmentado dos nomes que poderão compor a Câmara de Vereadores a partir de janeiro.

Mas o mais interessante neste momento em que as campanhas ganham de fato os meios de comunicação é a repercussão destes programas junto aos eleitores. A partir do que acontece nas rádios é que o povo começa a comparar, discutir, buscar diferenças e enaltecer as virtudes.

Na maioria das vezes, a definição do eleitor se dá por influência de seu grupo de convívio, amigos, parentes, colegas de estudo ou colegas de trabalho. Com a chegada do horário eleitoral, as propostas e as características de cada candidato entram na casa dos eleitores e lá permanecem por algum tempo, nas discussões no campo das idéias e nos objetivos mais verossímeis para transformar a cidade. Os meios podem influenciar o eleitor, e a propaganda nas rádios pode ser o começo de uma nova fase.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.