Por Sandro Galarça - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Sandro Galarça

04/11/2008 00:00

Passado o período eleitoral, que diga-se de passagem, foi bastante tranqüilo em Gaspar, vemos as primeiras movimentações em relação à composição da administração que vai governar a cidade pelos próximos quatro anos. Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa começam seu trabalho apenas em janeiro, mas a transição começa ainda em novembro, com as primeiras reuniões entre as equipes e com as trocas de informações.

Mesmo antes de o futuro prefeito definir seu secretariado e demais lideranças, e sob os rumores de alguns nomes que já estão sendo comentados pela cidade, o momento político é de fim de administração e começo de trabalho. O Cruzeiro do Vale vem acompanhando todo o processo de transição, uma vez que já foram definidos os representantes das duas administrações e as regras para esse intercâmbio.

De acordo com a atual administração, todos os documentos e informações devem ser solicitados mediante ofícios devidamente protocolados. O processo de transição está baseado no Decreto 2.967/08, assinado pelo prefeito Adilson em 22 de outubro. Todas as informações e demais documentos devem ser solicitados por escrito, devendo ser fornecidas em tempo hábil pelos órgãos e entidades municipais, conforme solicitado.

O decreto também prevê que as reuniões dos integrantes das equipes de transição serão agendadas e os assuntos tratados durante o encontro serão devidamente anotados em atas, que vão indicar os participantes, os assuntos, as deliberações e encaminhamentos, assim como o atendimento das demandas apresentadas.

Trata-se de um importante passo para que este processo seja o mais democrático possível e que a próxima administração tenha acesso pleno aos dados da gestão, principalmente projetos em andamento, orçamento, contrapartidas, negociações, parcelamentos e demais ações municipais que estejam em andamento até o final do ano. Assim, há uma maior otimização do tempo da próxima gestão pública e uma melhor condução do processo de transição administrativa. Resta saber se, de fato, todas as informações serão repassadas e se esses números vão revelar a real situação do município nos mais diversos segmentos, como obras, educação, habitação, finanças e gestão pública da prefeitura e autarquias.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.