Melhorar a estrutura física sem os investimentos necessários, elaborar propostas inovadoras e capazes de atrair mais os alunos, aumentar o nível de aprendizado e conhecimento dos estudantes. Esses são apenas alguns dos desafios das escolas da rede pública de ensino. Com orçamentos públicos comprometidos por custos internos e governos com atribuições cada vez mais amplas, a educação pública e de qualidade passa a depender ainda mais do esforço, da coragem e da criatividade dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
Nesse cenário, os resultados apontados por instrumentos como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, tornam-se essenciais na análise do trabalho desenvolvido nas escolas e no processo de formação dos alunos. É na escola que o estudante passa boa parte do dia e se desenvolve como pessoa e como cidadão. Por isso, acompanhar os resultados e as condições do trabalho atual nestas instituições é parte da responsabilidade dos pais e da sociedade. Se esse acompanhamento não ocorrer, cria-se o risco de interrupções no ciclo que deveria ser de evolução dos alunos e das escolas em geral.
Em Gaspar, o Ideb reservou surpresas positivas, como o crescimento expressivo da escola Ferandino Dagnoni, e também apontou situações de alerta nos casos de redução das notas. Participar do processo contínuo de melhoria das escolas e, sobretudo em períodos eleitorais como o que passamos agora, cobrar do poder público comprometimento com a educação, são atitudes essenciais para a construção de uma sociedade com mais oportunidade e mais justiça entrea as classes sociais.
Edição 1626
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