Após uma semana de greve dos servidores públicos municipais, que ainda é alvo de polêmica em função do desconto ou não dos dias parados pelos profissionais que aderiram à mobilização, as atenções agora se voltam a uma indicação apresentada na Câmara de Vereadores, que sugere a divulgação de informações como nomes, funções e remunerações de todo o funcionalismo público na internet, via Portal da Transparência.
A proposta da vereadora Andreia Zimmermann Nagel surgiu após a comparação salarial de cargos como prefeito e secretários e outras categorias do funcionalismo durante a greve e, segundo a parlamentar, traria mais transparência às contratações e nomeações para o serviço público.
Ao mesmo tempo em que atravessa forte crescimento econômico e populacional, com um planejamento já voltado para o momento em que se aproximar da marca de 100 mil habitantes, Gaspar ainda convive com situações quase provincianas como a dificuldade de consultar nomes ou faixas salariais de servidores públicos ? pagos pelo povo, frise-se. Esse tipo de omissão prejudica o trabalho de fiscalização da atividade pública, que é função dos vereadores e também de cada cidadão.
Tanto é verdade que, em função disso, assuntos como o tamanho e os percentuais da folha de pagamento da Prefeitura só vêm à tona após um longo processo como a negociação que resultou na greve dos servidores. Acima de embates entre oposição e situação, é preciso existir bom senso entre nossos agentes políticos para descartar o que não serve e incorporar as ideias que podem trazer benefícios. O resto, como se diz nas ruas, é perfumaria.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).