Abstrato ganha formas no Belchior - Jornal Cruzeiro do Vale

Abstrato ganha formas no Belchior

25/09/2009

15MD.jpgFormas desconhecidas. Objetos quase indecifráveis. Luz e sombra. Esses foram os principais elementos que integraram um projeto especial desenvolvido durante as aulas da disciplina de Educação Artística com os alunos da Escola de Educação Básica Belchior no início deste mês.

Os trabalhos abstratos foram desenvolvidos após estudos sobre a vida e obras do principal criador da pintura abstrata, Wassily Kandinsky. "Fizemos uma ponta histórica da arte envolvendo diversos pintores famosos que ajudaram a criar o cenário artístico que temos atualmente e o principal artista trabalhado em sala foi o Kandinsky", explica a professora responsável pelo projeto, Celina Sansão Spengler.

Apesar do foco das aulas ter ter sido as técnicas de pintura e a representação da arte, a professora conta que o que mais chamou a atenção dos alunos foi a utilização dos materiais para composição dos trabalhos, como lápis 3B e 6B, algodão, cotonete e até o próprio dedo. "A apreciação das obras foi maravilhosa. Os alunos ficaram encantados com as formas que o artista utilizava e com os efeitos de luz e sombra feitos por eles mesmos", acrescenta Celina.

Para a professora, o principal objetivo do projeto foi promover um espaço democrático para que os estudantes pudessem encontrar maneiras diferentes de expressar suas ideias e pensamentos. "Com este trabalho pudemos perceber que os alunos obtiveram maneiras diferentes de criar, saindo da criação cotidiana, fazendo sempre os mesmo traços", avalia.

Os trabalhos produzidos em sala de aula ficaram expostos e também puderam ser vistos por outros alunos da Escola Belchior.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.