Em Gaspar, 145 alunos, do período III da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Mário Pederneiras, no bairro Lagoa, resolveram colocar a mão na massa e dar uma cara nova aos ambientes externos da escola.
Pensando nos locais já existentes no educandário, um projeto de reestruturação foi desenvolvido com os pequenos de quatro a seis anos do Período da Infância III A e B. Com objetivo de ampliação e criação do repertório de brincadeiras e vivências das crianças, a ação foi elaborada pela professora Débora Cardoso. Outros estudantes da escola, bem como professores e funcionários auxiliaram com sugestões de organização dos espaços.
De acordo com a gestora da EEB. Mário Pederneiras, Claudete Lídia Nagel de Andrade, a escola é um lugar que precisa ser reinventado constantemente. “As áreas externas são organizadas onde a criança possa interagir e vivenciar situações, explorar diferentes materiais e aprender de forma significativa. Assim, podemos proporcionar espaços diferenciados no ambiente externo para as crianças poderem brincar e aprender,” ressalta.
Os ambientes repensados são utilizados por todos os alunos da escola, em todos os períodos como início da aula, recreio e momentos planejados pelas professoras. Uma vez por semana é realizada a interação entre as turmas, onde os alunos se organizam escolhendo os locais.
Entre os espaços revitalizados estão: sala da fantasia, dos jogos, do teatro, da casa, da escrita, da arte, da leitura e também o espaço da natureza. Além disso, no educandário, as crianças podem estudar em um ambiente agradável, aconchegante, com horta, com a efetiva participação dos pequenos.
“Por meio destes espaços repensados conseguimos promover principalmente a integração entre os alunos. Desta forma, é possível desenvolver a autonomia das crianças, além de desafiar os estudantes a resolver situações e problemas cotidianos,” afirma a secretária de Educação, Zilma Benevenutti.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).