Alunos de Gaspar vão receber projeto sobre abuso e exploração sexual - Jornal Cruzeiro do Vale

Alunos de Gaspar vão receber projeto sobre abuso e exploração sexual

25/08/2023
Alunos de Gaspar vão receber projeto sobre abuso e exploração sexual

A partir de segunda-feira, dia 28 de agosto, estudantes das escolas Arnoldo Agenor Zimmermann e Norma Mônica Sabel, de Gaspar, serão contemplados com um projeto educativo voltado ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades vão acontecer no IFSC de Gaspar, através da Associação Olakumbe.

Mais de três mil pessoas serão beneficiadas, entre alunos, agentes da educação, professores, servidores e responsáveis pelos alunos. Com o objetivo de combater o abuso, exploração e importunação sexual nas escolas transformando-as em um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento educacional e emocional de crianças e adolescentes, estão previstas palestras e oficinas com profissionais especializados neste encontro. Serão discutidos com os adolescentes temas como puberdade, prevenção de ISTs, gravidez indesejada, tipos de abusos e prevenções em geral. Já com as crianças haverá trabalhos de forma lúdica, por meio da cartilha educativa de prevenção e semáforo do toque.

O projeto já passou por vários educandários em Santa Catarina. Conforme o gestor da escola Tancredo Neres, de Ibirama, Jonathan Schaefer, eles tiverem um momento esclarecedor e mágico, onde até mesmo os pais participaram e trouxeram relatos de suas vidas para o encontro. “Ficamos um pouco apreensivos ou incomodados quando ouvimos falar sobre o assunto e tínhamos uma certa dificuldade em trabalhar com as crianças e adolescentes na escola. Mas, através deste projeto, conseguimos a tranquilidade necessária para desenvolver a temática com os alunos e também a comunidade escolar em geral. Aprendemos como se posicionar, identificar e encaminhar corretamente os casos de abuso. Foi um trabalho maravilhoso e que estamos dando continuidade na nossa escola”.

A iniciativa é possível através de recurso do Fundo da Infância e Adolescência, repassado a Olakunde, Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã.

Números em Gaspar

Conforme dados divulgados pela Polícia Civil, em 2019 foram realizados 23 registros de estupro de vulnerável, ou seja, pessoas com idades entre 0 e 17 anos. Em 2020, este número mais que triplicou, sendo de 73 registros. Em 2021, este número continuou aumentando, sendo de 85 notificações junto à polícia. De janeiro a 24 de agosto de 2023, já foram realizados 73 registros. Deste total, mais de 60% são pessoas do sexo feminino.




Interligando emoções

Além do projeto de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Gaspar também recebe o projeto interligando emoções, também contemplado pelo edital de Chamamento Público Nº 01/2022 – FIA. As atividades do projeto têm início no dia 31 de agosto, com o encontro denominado “Reconhecimento de suas fragilidades - é preciso de relacionar”, com a pedagoga e fundadora da Olakunde Associação, Shirlei Fabiana Silva.

O projeto busca fortalecer competências socioemocionais em jovens, pais e responsáveis, através do desenvolvimento psicoemocional e autoconhecimento. A iniciativa contempla mais de 440 pessoas das escolas públicas Professor Vitório Anacleto Cardoso e Marina Vieira Lea, de Gaspar. “Desenvolveremos para os estudantes oficinas de Planejamento Existencial. Já para comunidade no geral, pais, responsáveis e professores teremos oficinas temáticas. A ideia é interligar a família com seus filhos, com isso, atenderemos aos interesses do edital em promover direitos à vida, saúde mental e emocional, educação, cultura, construiremos assim para superação das demandas psicoemocionais”, explica Shirlei.

Olakunde

A Associação Educacional de Formação Intercultural Olakunde realiza atendimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias e a comunidade em geral. O foco de atuação abrange os campos da educação, saúde e cultura, buscando contribuir para o desenvolvimento local da comunidade. Os trabalhos são realizados através de cursos, oficinas, palestras, aulas, treinamentos, seminários e eventos culturais.

Fundada pela educadora Shirlei Fabiana Silva, pedagoga e empreendedora educacional, a Associação Olakunde iniciou as atividades em 2021. É composta por um coletivo de educadores e profissionais de diversas áreas que compartilham dos princípios de uma educação transformadora, embasada na ciência para a construção de conhecimento.

 

Edição 2119

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.