A partir de segunda-feira, dia 28 de agosto, estudantes das escolas Arnoldo Agenor Zimmermann e Norma Mônica Sabel, de Gaspar, serão contemplados com um projeto educativo voltado ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades vão acontecer no IFSC de Gaspar, através da Associação Olakumbe.
Mais de três mil pessoas serão beneficiadas, entre alunos, agentes da educação, professores, servidores e responsáveis pelos alunos. Com o objetivo de combater o abuso, exploração e importunação sexual nas escolas transformando-as em um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento educacional e emocional de crianças e adolescentes, estão previstas palestras e oficinas com profissionais especializados neste encontro. Serão discutidos com os adolescentes temas como puberdade, prevenção de ISTs, gravidez indesejada, tipos de abusos e prevenções em geral. Já com as crianças haverá trabalhos de forma lúdica, por meio da cartilha educativa de prevenção e semáforo do toque.
O projeto já passou por vários educandários em Santa Catarina. Conforme o gestor da escola Tancredo Neres, de Ibirama, Jonathan Schaefer, eles tiverem um momento esclarecedor e mágico, onde até mesmo os pais participaram e trouxeram relatos de suas vidas para o encontro. “Ficamos um pouco apreensivos ou incomodados quando ouvimos falar sobre o assunto e tínhamos uma certa dificuldade em trabalhar com as crianças e adolescentes na escola. Mas, através deste projeto, conseguimos a tranquilidade necessária para desenvolver a temática com os alunos e também a comunidade escolar em geral. Aprendemos como se posicionar, identificar e encaminhar corretamente os casos de abuso. Foi um trabalho maravilhoso e que estamos dando continuidade na nossa escola”.
A iniciativa é possível através de recurso do Fundo da Infância e Adolescência, repassado a Olakunde, Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã.
Conforme dados divulgados pela Polícia Civil, em 2019 foram realizados 23 registros de estupro de vulnerável, ou seja, pessoas com idades entre 0 e 17 anos. Em 2020, este número mais que triplicou, sendo de 73 registros. Em 2021, este número continuou aumentando, sendo de 85 notificações junto à polícia. De janeiro a 24 de agosto de 2023, já foram realizados 73 registros. Deste total, mais de 60% são pessoas do sexo feminino.
Além do projeto de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Gaspar também recebe o projeto interligando emoções, também contemplado pelo edital de Chamamento Público Nº 01/2022 – FIA. As atividades do projeto têm início no dia 31 de agosto, com o encontro denominado “Reconhecimento de suas fragilidades - é preciso de relacionar”, com a pedagoga e fundadora da Olakunde Associação, Shirlei Fabiana Silva.
O projeto busca fortalecer competências socioemocionais em jovens, pais e responsáveis, através do desenvolvimento psicoemocional e autoconhecimento. A iniciativa contempla mais de 440 pessoas das escolas públicas Professor Vitório Anacleto Cardoso e Marina Vieira Lea, de Gaspar. “Desenvolveremos para os estudantes oficinas de Planejamento Existencial. Já para comunidade no geral, pais, responsáveis e professores teremos oficinas temáticas. A ideia é interligar a família com seus filhos, com isso, atenderemos aos interesses do edital em promover direitos à vida, saúde mental e emocional, educação, cultura, construiremos assim para superação das demandas psicoemocionais”, explica Shirlei.
Olakunde
A Associação Educacional de Formação Intercultural Olakunde realiza atendimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias e a comunidade em geral. O foco de atuação abrange os campos da educação, saúde e cultura, buscando contribuir para o desenvolvimento local da comunidade. Os trabalhos são realizados através de cursos, oficinas, palestras, aulas, treinamentos, seminários e eventos culturais.
Fundada pela educadora Shirlei Fabiana Silva, pedagoga e empreendedora educacional, a Associação Olakunde iniciou as atividades em 2021. É composta por um coletivo de educadores e profissionais de diversas áreas que compartilham dos princípios de uma educação transformadora, embasada na ciência para a construção de conhecimento.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).