Alunos pesquisam sobre enchente - Jornal Cruzeiro do Vale

Alunos pesquisam sobre enchente

10/10/2008

37PQ.jpgA enchente que atingiu o Vale do Itajaí em 1983 foi escolhida como tema de trabalho dos alunos da terceira série da escola José Elias de Oliveira, localizada nas Minas, em Ilhota.
Para aprender um pouco mais sobre a grande tragédia da história do Vale os alunos realizaram diversas pesquisas, ouviram pessoas da comunidade e também visitaram a redação do jornal Cruzeiro do Vale, para saber como a equipe do jornal produziu a reportagem "Enchente", publicada em julho deste ano, quando foram lembrados os 25 anos da enchente. Na reportagem, a equipe de jornalistas resgatou histórias e relatos de moradores de Gaspar e Ilhota, que perderam suas casas e ajudaram muitas pessoas durante os dias de cheias.
O grupo formado por 21 alunos visitou a redação do jornal na manhã desta terça-feira, 7, e foi recebido pelo diretor do Jornal, Gilberto Schmitt, que explicou aos estudantes como as notícias da enchente chegaram até a redação e também relatou momentos que ele mesmo viveu na época da enchente.
As crianças estavam acompanhadas da professora Cíntia Batista e da secretária da escola, Priscila de Oliveira Sais. Segundo a professora, o tema enchente surgiu a partir dos estudos sobre a água. "No início de setembro estudamos sobre a água e decidimos levar para sala de aula discussões sobre a história do rio Itajaí-Açu. Estudando a história chegamos até a época da enchente. Os alunos gostaram muito das histórias que pesquisaram", conta a educadora.
Com o material recolhido, as crianças irão produzir um mural, com fotos e informações sobre a grande enchente de 1983.

Reportagem
A reportagem especial sobre os 25 anos da enchente de 1983 se baseou em informações levantadas pela equipe do Jornal Cruzeiro realizada em junho de 2006, quando durante quase dois meses moradores de Gaspar e Ilhota enviaram suas histórias para serem publicadas em uma série especial. Para conferir as reportagens na íntegra acesse o portal do Jornal Cruzeiro e relembre as histórias desta grande tragédia - www.cruzeirodovale.com.br

 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.