Trajada com um vestido de prenda, uma roupa tradicionalmente gauchesca, a aluna da Escola Frei Godofredo, Yasmin Caroline Tatsch dos Santos, deu início ao cerimonial de abertura da primeira Mateada Filosófica do educandário. Natural do Rio Grande do Sul, a estudante já adotou o sotaque catarinense e conduziu as apresentações durante toda a atividade.
O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira, 17, e reuniu centenas de alunos da instituição, que compareceram ao ginásio de esportes para conferir diversas apresentações culturais alusivas à cultura gaúcha.
Darcila Leonida Lösch, professora de Filosofia e uma das responsáveis pelo projeto de resgate cultural, explica que a iniciativa de promover a atividade surgiu após o trabalho do tema "mitos" com seus alunos. "Dois estudantes apareceram na sala com uma cuia e outros elementos do chimarrão, então decidimos trabalhar alguns mitos que rondam esta prática", conta.
A professora revela que muitas pessoas acreditam que compartilhar o chimarrão é anti-higiênico, pois contribui para proliferação de doenças. "Há quem pense que o chimarrão também cause câncer na garganta por causa da água quente. Então investigamos esses tópicos junto com os alunos", destaca.
O principal objetivo da atividade foi promover um resgate cultural junto aos imigrantes das regiões oeste e meio-oeste de Santa Catarina, e também do Paraná e Rio Grande do Sul. A intenção dos professores foi de promover a socialização da cultura gaúcha, que é estranha à maioria dos estudantes.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio e cerca de quatro turmas estiveram envolvidas na preparação do palco, exposições e outras atividades. O grupo de dança gaúcha Coração do Sul também esteve presente e realizou uma apresentação típica para todos os presentes.
Diversos cartazes permaneceram expostos em grandes painéis durante toda a manhã. O material foi produzido durante as aulas de artes com a professora disciplina, Márcia Zimmermann. "Os alunos utilizaram o método ternário através de desenhos estruturais. Trabalhamos o abstracionismo com o tema do evento", acrescenta.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).