Atividade melhora aprendizado no Honório Miranda - Jornal Cruzeiro do Vale

Atividade melhora aprendizado no Honório Miranda

09/09/2008

07MD.jpgSempre que avistava a mata atrás da Escola de Educação Básica Honório Miranda, o professor de Biologia Fábio Presa dos Santos visualizava uma oportunidade para ir além do conteúdo trabalhado em sala de aula e unir a teoria à prática.

Após se reunir com alunos de diferentes séries e com o também professor Anderson dos Santos, decidiu dar início ao Projeto Surucuá. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar o contato dos estudantes com a natureza e promover a conscientização ambiental, treinando e capacitando os alunos para que atuem como agentes multiplicadores nas comunidades em que residem.

Fábio explica que o projeto está em atividade desde meados de 2007 e que diversas descobertas já foram feitas desde que o grupo composto por 17 estudantes passou a fazer visitas in loco na mata. "Percebemos que o ambiente está bem melhor preservado do que imaginávamos. Descobrimos que existem espécies nativas de plantas como palmito, cedro, bromélias e orquídeas", destaca o professor.

As visitas mata a dentro acontecem aos sábados, uma vez por mês. Na ocasião, os alunos são guiados por Anderson, que explica questões relativas ao cultivo das espécies, bem como sua importância para manutenção do meio ambiente.

Os estudantes dividem-se em três equipes. A primeira, é responsável pela visita à mata, caminhando pela trilha e coletando informações sobre plantas e animais existentes no local. A segunda, trabalha na formação de uma coleção botânica em forma de jardim, onde são cultivadas diferentes espécies. Já a terceira, trabalha com a comunicação, formulando gráficos, apresentações, murais e outros trabalhos que são apresentados pelo grupo.

A coordenadora da equipe de divulgação e estudante do 2º ano do Ensino Médio, Bruna Raquel, conta que gosta de integrar o projeto e considera a iniciativa importante. "Aprendemos sobre preservação do meio ambiente também podemos ter um conhecimento prático além da teoria", revela a aluna.

 Nome

O Projeto Surucuá recebeu este nome devido a presença do pássaro Surucuá na região. Conforme Fábio, o animal habita em locais de mata fechada, sendo que sua presença próximo a ambientes abertos é algo raro. "Tivemos uma grande surpresa quando encontramos o Surucuá. Além dele, também já percebemos a existência de outros pássaros, como o Arapaçu", acrescenta o professor.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.