Alunos das turmas de 8º e 9º ano da escola Ferandino Dagnoni, no bairro Gasparinho, tiveram uma aula diferente na manhã desta quarta-feira, dia 23. O bombeiro comunitário e auxiliar médico legal do Instituto Geral de Perícias, IGP, de Blumenau, Ivan Luiz Bento, fez uma apresentação aos alunos dos serviços realizados na instituição e dos principais tipos de atendimento feitos na região. A aula fez parte do projeto Cidadão Consciente: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas, coordenado pelo bombeiro militar Gil Vicente Pereira e pelo bombeiro comunitário Pedro da Silva.
Os estudantes acompanharam atentos as explicações do profissional do IGP. Ele informou que em 2015 foram realizados cerca de 4 mil exames de lesão corporal e, desse número, cerca de 2 mil são relacionados a acidentes de trânsito. O problema da guerra das estradas também é evidenciado no número de atendimentos do Instituto Médico Legal, IML. De 341 atendimentos, 153 foram relacionados a acidentes de trânsito - 44%. O segundo item com mais registros foi suicídio, com 64 casos (19%). Os homicídios aparecem em terceiro lugar, com 48 registros (14%).
“A aula desta quarta foi de suma importância para os alunos entenderem qual o papel do IGP e do IML nas ocorrências, quais os serviços são realizados lá e também para enxergarem os riscos do trânsito, porque conforme vimos hoje, a maior parcela de vítimas de acidentes tem idade entre 15 e 35 anos, uma faixa etárias na qual eles estão chegando. Tudo isso ajuda a obter uma maior conscientização dos estudantes”, avalia o bombeiro Gil Vicente Pereira.
As aulas do projeto Cidadão Consciente na escola Ferandino Dagnoni seguem até o fim deste primeiro semestre.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).