O ano de 2021 começou e um dos assuntos mais comentados dentro de casa volta a ser o planejamento escolar dos pequenos. A educação das crianças é de extrema importância e o Colégio Uni, localizado no Centro de Gaspar, possui a melhor estrutura para oferecer o ensino de qualidade. Referência na região, a instituição tem uma super novidade às famílias quem possuem filhos em idade escolar.
Além das séries das tradicionais turmas de ensino infantil, fundamental e médio, o Uni passa a atender também crianças a partir de dois anos, com opção de período integral ou meio período (matutino ou vespertino). Fábio Leal, coordenador do educandário, garante que a novidade vem para proporcionar o melhor aos alunos. “Brincar é uma das principais atividades das crianças do período infantil. É por meio das brincadeiras que os pequenos dão asas à imaginação e à criatividade. As crianças ampliam o repertório de conhecimento, interagem com o mundo à sua volta, vivenciam experiências diferentes e se desenvolvem integralmente. Mas, para que isso tudo aconteça, acreditamos que é preciso oferecer um ambiente acolhedor, diversificado e seguro. E é isso que o Uni tem”.
O espaço físico do Colégio Uni proporciona diversas possibilidades de atividades ao ar livre e em contato com a natureza. Os estudantes podem correr na grama, brincar na areia e até mesmo plantar e colher legumes. Semanalmente, eles participam também de aulas de musicalização, educação física, dança e inglês. Para as crianças matriculadas no Nível 2, aos cinco anos, já são utilizados os livros da Editora Positivo, com material dinâmico que vem ao encontro dos projetos desenvolvidos com as turmas.
A boa alimentação das crianças também é uma prioridade no Uni. Os pequenos que passam o dia inteiro na escola recebem quatro alimentações (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantinha). Já aqueles que ficam meio período recebem duas refeições, que variam conforme o turno escolhido.
As aulas no Uni iniciam no dia 8 de fevereiro. Quem tiver dúvidas ou precisar de informações pode entrar em contato pelo telefone 3332-1088 ou pelas redes sociais e agendar uma visita para conhecer toda a estrutura disponível para os alunos.
Uma dúvida comum entre muitos pais é a hora ideal para matricular seu filho na escola, já que é uma decisão de suma importância, pois a mesma desempenha um papel importante em cada etapa da vida. Além de que, experiências na primeira infância exercem muita influência sobre o desenvolvimento da criança. Ingressar na escola, em torno dos 2 anos de idade, pode ser uma experiência enriquecedora, na qual unimos o cuidar e o aprender que a criança necessita de uma forma responsável e lúdica. Dessa forma é possível notar, desce cedo, os ganhos no ambiente escolar.
1) Socialização: ao frequentar a escola e conviver com crianças da mesma idade, ela aprenderá habilidades comunicativas, conhecerá pessoas, aprenderá a dividir, cooperar. Por mais simples que essas situações possam parecer, despertar as habilidades sociais, ainda na primeira infância, fará toda a diferença no futuro. Além disso, conviver com crianças diferentes, irá expandir sua percepção do que é ser humano, aumentará sua resiliência e aprenderá valores essenciais.
2) Autonomia: É de extrema importância incentivar a criança a fazer as coisas, pertinentes a sua faixa etária, sozinha. Além de auxiliar em seu crescimento e autoestima, a mesma fica super feliz quando consegue fazer algo por ela mesma.
3) Habilidade motora: As habilidades locomotoras (caminhar, correr, saltar, rastejar...), não-locomotoras (equilibrar, flexionar, balançar, girar, relaxar...) e manipulativas (puxar, carregar, chacoalhar, …) são essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança e, essas habilidades, são estimuladas na escola.
4) Linguagem: O desenvolvimento da linguagem é um marco importante. Na escola, a criança é incentivada por diferentes estímulos que ajudam na comunicação. Cabe ressaltar que a linguagem está diretamente ligada à socialização e aprendizagem. Escolher uma escola com uma proposta pedagógica bem fundamentada é essencial na construção da base alfabética da criança, podendo torná-la fluente nas linguagens, seja na língua materna, estrangeira, música, teatro, dentro das infinitas áreas de conhecimento. Quanto mais incentivo e estímulo a criança tiver, melhor será seu desenvolvimento, por esse motivo, é recomendável matricular seu filho na escola na primeira infância.
5) Rotina: Na maioria dos casos, quando crianças não frequentam a Educação Infantil acabam apresentando certas dificuldades de adaptação mais para frente, como: comportamento dentro da sala de aula, organização pessoal e cumprimento da rotina. Muitas vezes, ocorre um choque entre a liberdade que tinha em casa e as regras que existem no ambiente escolar, na qual a criança acaba associando a algo “chato” e isso afeta a relação com o aprendizado. De outra forma, se a criança divide seu tempo, logo cedo, entre a rotina na escola e em casa, a transição acaba sendo mais suave. É um processo de controle de seus impulsos e adaptação ao meio.
Quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento do seu filho durante a primeira infância, maiores serão as chances de se tornar uma pessoa segura, criativa, inteligente e feliz. Nesse momento, o Colégio UNI apresenta um diferencial: uma equipe especializada e competente, que irá ajudar a oferecer as condições necessárias para a criança alcançar seu pleno potencial ao longo da vida.
Período matutino e integral
7h30 às 8h: recepção às crianças
8h às 8h30: café
11h: almoço
11h45 às 12h: saída das crianças
Período vespertino
13h às 13h45: recepção às crianças
14h: lanche da tarde
16h: jantinha
17h25 às 17h40: saída das crianças
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).