Em comemoração à Semana da Criança, o Colégio Universitário traz para Gaspar o projeto Cinema BR em Movimento, que promove a exibição de filmes nacionais para as comunidades onde não há acesso a salas de cinema. As sessões acontecem nesta terça-feira, 14, no Salão Cristo Rei, e vão reunir estudantes do Colégio Universitário e das escolas da rede municipal de ensino. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O filme Saneamento Básico será o primeiro a ser exibido pelo projeto. A sessão inicia às 9 horas e será assistida pelos alunos das turmas de 5ª a 8ª série. À tarde acontece a sessão para os alunos de 1ª a 4ª série, que está marcada para as 14 horas e exibirá o filme Os Porralokinhas.
Segundo André Soltau, coordenador pedagógico do Colégio Universitário, o cinema nacional está em uma fase bastante criativa, por isso é muito importante que os estudantes possam ter acesso a estas produções. "Além disso, o cinema nacional tem conquistado uma qualidade inquestionável e a escolha dos filmes a serem exibidos nesta terça-feira não deixa dúvidas", destaca o educador.
Projeto
As sessões que serão exibidas em Gaspar fazem parte das ações do Projeto Cinema BR em Movimento, programa criado para promover o cinema nacional, cujo objetivo é formar platéia e criar o debate em torno dos bens culturais brasileiros. O trabalho é feito apenas com filmes nacionais premiados nacional e internacionalmente. A distribuidora do projeto em Santa Catarina é a Produtora Cabeça ao Vento, com sede em Florianópolis.
Sessões de cinema
Esta é a segunda vez que Gaspar recebe a exibição de filmes para estudantes. Em junho deste ano o município recebeu o projeto Maratona de Cinema, viabilizado pelo Governo do Estado, com apoio do Funcultural, e que teve como objetivo levar o cinema de forma itinerante e gratuita a todas as regiões de Santa Catarina. Entre os filmes que foram exibidos em junho estavam o longa metragem internacional "A Era do Gelo" e os filmes nacionais "O ano em que meus pais saíram de férias" e "Se eu fosse você".
SANEAMENTO BÁSICO
A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura. Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida. A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra. A prefeitura apóia a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção. Os moradores da Linha Cristal passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.
OS PORRALOKINHASEm 1970, uma indiazinha é salva na floresta por Tio Maneco (Flávio Migliaccio), graças aos poderes de um talismã em forma de sapo. Em 2006, esta aventura é retomada: Macarrão (Rafael Ciani), Manu (Maitê Lima), Lulu (Maria Mariana Azevedo) e Bena (Miguel Rômulo) enfrentam a natureza e alguns bandidos ao lado de Tio Maneco e de Escarlete (Heloísa Périssé), muambeira de Copacabana. Juntos, eles fazem de tudo para impedir que o tal talismã caia nas mãos do perigoso Pierre Caimão (Lúcio Mauro Filho).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).