O ano letivo começou oficialmente em Gaspar! Nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, 7.559 alunos da rede municipal de ensino retomaram os estudos em uma nova jornada de muitos aprendizados. Destes, cerca de 72% devem realizar as atividades semipresenciais. O restante permanece no sistema remoto. A decisão, de mandar ou não as crianças e adolescentes às escolas, foi dos pais e responsáveis por meio de um questionário formulado pela prefeitura.
Quem frequentar as aulas presenciais deve se atentar ao cronograma de encontros. As turmas serão divididas em grupos, por ordem alfabética, para revezar a ida à escola semanalmente e, assim, diminuir a circulação nas unidades de ensino. O retorno foi planejado de acordo com as normas vigentes, para atender a comunidade com segurança. O distanciamento, o uso de máscara e higienização com álcool 70% seguem obrigatórios.
Para auxiliar nas atividades semipresenciais e remotas, a Secretaria de Educação organizou grupos de professores multidisciplinares responsáveis exclusivamente pelas atividades não-presenciais. Plataformas e ferramentas tecnológicas, como os chromebooks e a plataforma Google For Education, ajudam o processo pedagógico.
A secretaria de Educação possui uma frota exclusiva, com seis ônibus e um micro-ônibus, para fazer o transporte escolar das crianças que recebem o Bolsa Família. Em virtude da pandemia, esse serviço será prestado com cuidados adicionais. Entre eles, a exigência de que os alunos utilizem máscara, higienizem as mãos e mantenham o distanciamento dos demais dentro do veículo. Para isso, é claro, a capacidade será reduzida.
Se mais alguma família, das que ainda não são beneficiadas com o serviço, necessitar do transporte, deve acionar a unidade de ensino na qual a criança está matriculada para que a Secretaria de Educação faça a análise social do caso. Isso acontece porque existem leis que regram quem tem direito a receber o benefício.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).