Debates aquecem eleições de vereadores mirins - Jornal Cruzeiro do Vale

Debates aquecem eleições de vereadores mirins

24/06/2008

Pg12abreCOLOR.jpgFaltando apenas dois dias para as eleições dos Vereadores Mirins, as escolas participantes do projeto se mobilizam promovendo debates e abrindo espaço para que os candidatos possam expor suas idéias e projetos.
Nesta segunda-feira, 23, foi a vez dos alunos da escola Dolores Krauss apresentarem suas propostas. Os debates aconteceram nos períodos matutino e vespertino.
Na semana passada os alunos da escola Ivo D´Aquino também fizeram seu debate e expuseram suas propostas para todos os estudantes aptos a votar. Na quinta-feira, 19, foi a vez dos sete candidatos da escola Ferandino Dagnoni apresentarem suas propostas. Segundo a coordenadora da escola, Norma Rosa, o debate foi muito proveitoso e todos os candidatos demonstraram interesse em realizar projetos para a escola e para a comunidade.
Kleber Wan-Dall, coordenador do programa, explica que diversas escolas já realizaram debates e muitas outras ainda estão preparando a discussão para hoje, terça-feira, e amanhã. As eleições para vereador mirim acontecem nesta quinta-feira, 26, nas escolas municipais, estaduais e particulares com turmas de quinta a oitava série.

O programa
O programa Vereador Mirim foi implantado em Gaspar em 2004. Para participar do Programa o estudante deve estar matriculado em alguma escola do município, deve cursar as turmas de quinta e oitava série e pode ter até 15 anos de idade. A inscrição acontece na escola e o número de candidatos depende do número de alunos matriculados em cada educandário.
A eleição dos inscritos acontece na própria escola, que elege um representante para participar do Legislativo Mirim no período de um ano. Em 2004, a eleição foi feita em cédulas de papel, já em 2005 os coordenadores do programa investiram em um programa de computador e a eleição foi similar às eleições que acontecem no país.
Após eleitos, os vereadores mirins decidem, por meio de votação, quem será o presidente, o vice-presidente, o primeiro secretário e o segundo secretário. Vale destacar que o vereador mirim não pode se reeleger. Hoje, a Câmara Mirim funciona junto à Câmara de Vereadores, no Gascic, e realiza duas sessões por mês, a cada 15 dias.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.