Na quarta-feira, 29 de junho, a Prefeitura de Gaspar assinou o termo que firma a parceria entre a Secretaria Muncipal de Educação, o Grupo Lince e a ONG Junior Achievement. O objetivo principal é combater a evasão escolar e transformar a vida de alunos nas escolas públicas. O ato de assinatura contou com representantes das três instituições.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta de que a taxa de evasão escolar no ensino médio no Brasil é de 6,1%. São quase 1,3 milhão de adolescentes, entre 15 e 17 anos, que abandonaram os bancos escolares, somente em 2019. Os motivos variam entre a falta de interesse nos estudos à necessidade de complementar a renda da família.
Esse é um dos motivos que foram considerados para firmar a parceria, que irá trabalhar temas sobre a evasão escolar, mercado de trabalho, sustentabilidade, entre outros. Os professores já iniciaram a formação para lidarem com os temas em sala de aula, para trabalharem com dinâmicas que propiciem o desenvolvimento e a compreensão da importância do jovem no processo da educação.
O empresário Leopoldo Scmalz comenta que o projeto da ONG JA precisava chegar nas escolas do município. “Quando conheci esse projeto, tive interesse e comecei a ver como implantar isso nas nossas escolas. O projeto tem como objetivo treinar o jovem para ter a mentalidade e uma habilidade maior, e quando ele tem isso, ele está no caminho. Esses alunos são os futuros trabalhadores da nossa região e nós precisamos deles qualificados e, sabemos que se saírem da escola, vão perder muitas oportunidades”.
Nos próximos meses, o projeto pretende atingir demais turmas e professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de trabalhar sobre a evasão escolar em todos os aspectos.
Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a nova parceria irá mudar a vida dos alunos. “Gaspar mais uma vez sai na frente com essa parceria, nossos profissionais já recebem a formação e em breve estarão em sala de aula, desenvolvendo as atividades com os alunos. São esses jovens que daqui a alguns anos assumirão posições de liderança na nossa cidade, se continuarem estudando. Nós não vamos medir esforços para fazer com que isso seja possível”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).