O projeto ‘Lixo no lixo, Ervino no capricho’ rendeu à Escola Ervino Venturi uma moção de aplausos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A homenagem aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 16 de abril.
A escola localizada no bairro Santa Terezinha foi a segunda em todo o estado a alcançar o índice de destinação correta de mais de 91% dos resíduos. Também foi a 12ª em todo o Brasil, garantindo a certificação Lixo Zero. Este projeto consiste na adesão dos alunos sobre a importância da coleta seletiva. A escola disponibiliza lixeiras para materiais recicláveis, sendo coletado plástico, papel, metal, vidro e vidro de conserva. Todo o material é pesado semanalmente e vendido para empresas responsáveis e o valor arrecadado é revertido para benefício dos alunos.
Além disso, por meio do programa, serão promovidas ações de educação ambiental, coleta seletiva, oficinas, palestras, instalação de composteira e outras atividades que buscam capacitar alunos e professores. “É motivo de orgulho um trabalho da nossa rede municipal ser reconhecido nacionalmente. Nos próximos meses, o projeto será ampliado para outras unidades escolares, pois temos compromisso com a sustentabilidade e o futuro de Gaspar” disse o prefeito Paulo Koerich.
A diretora da Ervino, Ida Scottini, reconheceu a participação dos alunos neste projeto. “Os verdadeiros protagonistas desta conquista são os alunos e a nossa comunidade escolar que apoia e incentiva o projeto. Somos referência em educação ambiental, mostrando que é possível educar com consciência e que um mundo mais sustentável começa com pequenas atitudes”.
Hoje, a Escola Ervino Venturi atende cerca de 250 estudantes do 1º ao 5º ano.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).