Conscientização! Os alunos da Escola José Elias de Oliveira, em Ilhota, são aliados da causa animal. Isso porque, durante as aulas, os jovens foram apresentados a um importante projeto que chama a atenção diante dos casos de cães abandonados e vítimas de maus tratos na cidade.
A iniciativa contou com o apoio do corpo docente da instituição de ensino. Entre os professores envolvidos estão Paulo Eduardo Pereira, de Educação Física; Talita Juliana Oracz, de História; Ligia Bender, de Ciências; Tateane Gonçalves Schuart, de Português; e Daiane Jaques Candido Motta, de Matemática. Além disso, a ação contou com o apoio do diretor Gabriel de Oliveira Campos e coordenadores Willian Bernardi Carneiro e Mirian de Oliveira.
Ao todo, cerca de 450 estudantes do 8º e 9º ano foram contemplados pelo projeto. Sendo que dez deles participaram diretamente do planejamento e execução da iniciativa. De acordo com o professor Paulo Pereira, de Educação Física, um dos idealizadores, a ideia surgiu diante do grande número de animais abandonados no bairro Minas, onde a instituição de ensino está localizada. “Vimos a necessidade de um trabalho de conscientização dos alunos quanto à causa. Não apenas de forma teórica, mas também dando a oportunidade para que eles vivenciassem o funcionamento de um abrigo de animais, conhecendo a realidade e dificuldades para manter o local”, explica.
Entre as ações realizadas ao longo dos estudos a respeito do tema, estavam pesquisas sobre o nível de conhecimento dos alunos quanto à causa animal, além de dados das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde de Ilhota para orientar os estudantes. Além disso, busca de informações sobre as demandas das ONGs da região; promoção de palestras com profissionais referências no assunto; visitas de campo e até mesmo arrecadação de ração e tampinhas plásticas.
Um bate-papo com o delegado Egídio Ferrari, representante estadual do projeto ‘Cadeia para Maus Tratos’, ajudou a compreensão dos adolescentes sobre o tema. Durante a palestra, o profissional abordou a Lei Sansão – 14064/20, de 29 de setembro de 2020, que trata sobre as penalidades. Na oportunidade, ele destacou quais ações se configuram como maus tratos (abandonar, ferir, manter o animal sem abrigo, restringir o espaço dos bichos e submetê-los a tarefas exaustivas).
Para denunciar, disque 181! Ou notifique o caso através da Delegacia de Polícia Virtual. Você também pode encaminhar provas como fotos, vídeos e documentos que possam auxiliar nas investigações criminais pelo WhatsApp (48) 98844-0011.
Que tal você, leitor do Jornal Cruzeiro do Vale, se unir aos estudantes e professores da Escola José Elias de Oliveira? Bom, uma excelente forma de ajudar é na arrecadação de tampinhas de plástico, que serão doadas aos abrigos São Francisco de Assis, em Gaspar; e Sítio Dona Lúcia, em Blumenau. Você tem esse material em casa, entre em contato com o educandário pelo telefone (47) 3343-1756.
Além disso, o projeto está arrecadando ração em parceria com as agropecuárias de Ilhota. Todas as doações serão destinadas aos abrigos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).