Mais um importante projeto cultural chega à cidade Coração do Vale. Intitulada 'Interseções Formativas em Teatro Educação', a iniciativa tem como objetivo gerar reflexões importantes através de oficinas e rodas de conversa. A primeira ação começa nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, e é ministrada pelos artistas Diones Rafael e Fernanda Diniz na Escola Professor Honório Miranda. Além de gratuita, a oficina conta com acessibilidade em Libras à comunidade escolar.
O ator Diones Rafael explica que o teatro estimula o protagonismo, o respeito ao próximo e as aproximações com a diversidade e todas as diferenças. "Como jovens, que amanhã estarão na construção da nova realidade, podem desenvolver uma nova política de afetos, ressignificando preconceitos, respeitando pluralidades e contextualizando discursos? E qual o papel do mediador nesse processo? São questionamentos para provocar a mediação emancipatória, que é o que de fato este projeto visa desenvolver junto aos jovens e professores".
Uma roda de conversa também será realizada na Universidade Regional de Blumenau (Furb) no dia 8 de abril. O encontro terá duração de duas horas e tradução simultânea em Libras. Com o tema 'Teatro na Escola: oportunizando vivências sensíveis', a roda vai trazer relatos de experiência dos oficineiros e dos participantes, assim como interseções teóricas sobre o fazer teatral em comunidade, com a intenção de difundir ao público universitário o projeto e os seus desdobramentos. Informações sobre as inscrições serão liberadas nas redes sociais do projeto (facebook.com/intersecoesformativas)
Deda Silveira, produtora cultural, relata: "A Educação ainda tem um grande caminho a percorrer em relação às práticas artísticas em consonância com as demais atividades pedagógicas do currículo escolar, mas a arte é indispensável para transformar, libertar e potencializar outras práticas humanas". Quem complementa a fala é a atriz Fernanda Diniz. "O teatro sempre irá colaborar para enriquecer outros campos da vida por suas características e seu modo plural de desenvolver capacidades corpóreas e sensíveis".
O projeto Interseções Formativas em Teatro Educação, de Fernanda Diniz, é financiado pelo Edital Aldir Blanc 2021 - Executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).