As histórias sobre o passado da cidade e das famílias gasparenses foram resgatadas pelos avós dos alunos da Escola Madre Francisca Lampel na última quarta-feira, 27, quando os estudantes do quarto ano do educandário participaram de uma atividade com o objetivo de homenagear os avós pela passagem do Dia do Idoso.
A homenagem aconteceu nos períodos da manhã e da tarde e envolveu cerca de 43 avós de aproximadamente 28 alunos.
A coordenadora do 2º ao 8º ano da instituição, Roseméri Dellandrea, explica que o objetivo da atividade foi resgatar a história da vida de cada um através de seus antepassados. "Os alunos se prepararam com antecedência e no decorrer da semana fizeram entrevistas com os avós sobre as histórias e costumes de sua época", conta.
Além do levantamento de informações, os estudantes também montaram uma exposição com objetos que foram coletados com os parentes. "Montamos a exposição para que os avós pudessem vir até a escola e conferir o trabalho realizado pelos alunos", destaca Roseméri.
A origem da família, as mudanças na maneira de se vestir e no comportamento, as brincadeiras, estudos e trabalhos foram alguns dos tópicos trabalhados na sala de aula pelas professoras Eliana Schmitt e Denise Prebianca Schramm, responsáveis pela iniciativa.
Além da exposição, os estudantes realizaram apresentações culturais e acompanharam os avós em um passeio pelas dependências da escola. Um café especial também foi preparado para homenagear os presentes.
Data comemorativas
O dia 27 de setembro é o Dia do Idoso. A data foi instituída pela Comissão de Educação do Senado Federal em 1999 com o objetivo de conhecer os direitos e dificuldades da terceira idade brasileira.
As estimativas são de que, em 2020, o percentual da população com mais de 60 anos de idade atingirá 12% da população brasileira. Em 2050 serão 2 bilhões de idosos em todo mundo, portanto, criar uma consciência sobre todos os aspectos da velhice pode ser a melhor maneira de comemorar esta data.
Para garantir os direitos dos idosos, desde 2003, está em vigor o Estatuto do Idoso. Entre as garantias do estatuto estão o direito às oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, dentre outras.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).