Aprendendo matemática através da construção de jogos e brinquedos feitos de sucata, a pescaria da adição e dominó de números e formas geométricas são alguns dos temas dos trabalhos expostos na primeira Feira de Matemática de Ilhota, realizada nesta quinta-feira, 10.
A atividade reuniu 17 trabalhos de alunos de diferentes escolas do município, entre Centros de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e servirá como preparação para a Feira Regional de Matemática, que será sediada por Ilhota pela primeira vez no dia 18 de setembro.
A Feira Regional de Matemática acontecerá pela primeira vez em Ilhota e deverá reunir trabalhos de todas as cidades que integram as SDR de Blumenau e de Timbó.
Os trabalhos foram expostos no salão de festas da Igreja São Pio X e ficaram abertos para a visitação da comunidade. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a comissão organizadora da feira e a Secretaria de Educação da cidade.
Para Marcelo Jacob, secretário da pasta, esta foi uma maneira diferente encontrada pelos educadores para ensinar a disciplina e quebrar os tabus que envolvem a matemática. "Através dos trabalhos eles puderam vivenciar a matemática na prática, aplicando seus conhecimentos em situações do dia-a-dia", explica.
A feira também serviu como estímulo pedagógico aos professores que desenvolveram atividades na disciplina, já que os trabalhos expostos foram elaborados em sala de aula durante o primeiro semestre letivo.
De acordo com a comissão organizadora, a feira tem como objetivo promover a construção e divulgação dos conhecimentos matemáticos, socializando as pesquisas e resultados dos trabalhos expostos nas categorias de Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, oriundos das 14 unidades escolares do município.
No final do dia houve a premiação dos trabalhos com maior destaque. Foram distribuídas menções honrosas, prêmios de destaque e de participação para os melhores trabalhos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).