No ritmo das medidas já anunciadas na semana passada, o governo de Santa Catarina publicou na segunda-feira, 15 de fevereiro, o decreto que libera as restrições de ocupação nas salas de aula de regiões em nível gravíssimo (vermelho) para coronavírus. Com o texto, não há mais necessidade de cumprir a antiga regra, que limitava em 50% a ocupação nestes casos.
A Secretaria Estadual de Educação afirma que baseou a mudança na experiência da volta as aulas das redes municipais e particulares. O entendimento é de que o distanciamento entre os alunos é mais importante do que a ocupação em si. Isso significa que cada escola tem a responsabilidade de adaptar os espaços para cumprir o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes.
Caso as escolas consigam atender a regra, pode atuar com até 100% de ocupação, mesmo em nível gravíssimo. "Aquelas que estiverem aptas, poderão receber os alunos presencialmente. Aquelas que não estão, esperam. [...] Não será o retorno a qualquer preço e a qualquer custo. A segurança vem em primeiro lugar", afirmou o secretário-adjunto da Educação, Vitor Balthazar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).