De aprendizado em aprendizado, oito anos de história se concretizam com a promessa de muitas conquistas. Na quinta-feira, dia 6 de dezembro, o campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) comemorou mais um aniversário e organizou uma programação especial repleta de atividades animou os estudantes durante a manhã, tarde e noite.
O dia começou com o espetáculo ‘Jogos de Improviso’, apresentado grupo de teatro Remanescentes. Paralelamente, estudantes expuseram seus respectivos trabalhos do FIC Multiplicadores de Tecnologias Socioambientais Urbanas. Depois, um grupo de dança do próprio instituto mostrou seus talentosos passos ao restante da comunidade escolar. Em seguida, ainda houve uma roda de conversa sobre intercâmbio, liderança jovem e voluntariado; e uma palestra da professora Renata Orlandi a respeito da saúde mental.
Ao meio dia e no período noturno, no hall de entrada da unidade, um delicioso bolo foi cortado e servido aos estudantes, professores e demais funcionários. Tudo isso ao som da banda dos alunos. Na parte da tarde, além de videoconferências e mostras de curtas, o campus sediou a construção coletiva da Geodésica, no pátio.
Diretora do IFSC de Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira afirma que há muito o que comemorar. “Há oito anos, era um prédio com pouquíssimos servidores e sem urbanização feita. Então saímos de campus inicial para um dos maiores de SC. Hoje, somos o terceiro da rede em número de matrículas equivalentes. Somamos quase três mil alunos, quatro cursos superiores, um especial, um técnico, um integrado e alguns de qualificação profissional e línguas”.
Ana Paula ressalta o orgulho que sente de seus alunos. “Todos os cursos são bem avaliados. Um exemplo é o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, considerado o 1º do estado e 20º do país. Trabalhamos focados na qualidade, em busca de um grau avançado de aproveitamentos dos estudantes. Nesse ano, três deles foram selecionados para um intercâmbio e quatro vão receber moções honrosas na Câmara de Vereadores”.
Para o futuro, a diretora quer dar continuidade ao que já vem sendo feito. “É muito importante essa nossa parceria com a comunidade, indústrias, poder público e também cidades vizinhas. Está prevista a ampliação do campus, inclusive na estrutura física, para a oferta de mais cursos. Vamos nos fortalecer ainda mais”.
A implantação do IFSC em Gaspar começou em 2008, assim que a Associação de Moradores do bairro Bela Vista cedeu um terro que oportunizasse a construção do campus. Sua inauguração, porém, ocorreu em 2010, assim que o presidente em exercício autorizou o funcionamento. A unidade de ensino tem cerca de 6,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 34 mil metros quadrados. Hoje, conta com cerca de 60 servidores e atende mais de 500 alunos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).