Por Fernanda Pereira
Professora da rede municipal de ensino há 24 anos, Lúcia Helena Teixeira de Melo assume hoje, terça-feira, a Secretaria de Educação de Gaspar. Lúcia já atuou como secretária de Educação no município de Ilhota durante duas gestões, de 1997 a 2004, e acredita que esta experiência vai ajudá-la a dar continuidade aos projetos educacionais de Gaspar.
Lúcia assume a Secretaria no lugar de Alexandre Zimmermann, afastado devido a problemas de saúde.
A educadora está desde 2005 na Secretaria de Educação de Gaspar, onde já passou pelos cargos de professora e diretora do CDI Deputado Francisco Mastella, além de diretora da Educação Infantil da Secretaria. Atualmente, respondia pela Diretoria Geral da Secretaria.
É formada em Pedagogia - Educação Infantil, pela Universidade do Vale do Itajaí, Univali, desde 1991. Tem duas pós-graduações: em Currículo e Metodologia, pela Univali, e em Gestão Escolar, pela UDESC.
Jornal Cruzeiro do Vale - Você assume a Secretaria de Educação em um período de final de mandato. Você acredita que nestes cinco meses que você estará à frente da Secretaria será possível realizar grandes projetos nesta área? Ou sua gestão estará mais focada em dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos?
Lúcia Helena: "Para a Secretaria de Educação o final de mandato não tem conseqüências diretas afinal o trabalho se desenvolve em função das necessidades das escolas, portanto, há que se trabalhar em prol das resoluções de problemas, da melhoria das ações e das propostas de implementação de projetos que visem a significativa qualificação das atividades docentes".
CV - Você possui algum projeto novo para a Educação de Gaspar?
Lúcia: "Sim. Os projetos visam qualificar o tripé: infra-estrutura das escolas, qualificação dos professores e políticas públicas educacionais que oportunizem a garantia da qualidade de ensino desde a Educação Infantil até as possibilidades de formação acadêmica para os munícipes, como já é realidade com a implantação dos cursos de ensino superior através da Univali e dos cursos de formação profissional através do CEFET".
CV - Você atua como educadora há 24 anos e já teve experiências à frente de uma Secretaria de Educação, no município de Ilhota. Quais suas expectativas para o trabalho a ser realizado em Gaspar?
Lúcia: "Dar continuidade aos projetos em andamento, implementar os planejados e ainda não executados e construir um planejamento estratégico para as ações da Secretaria de Educação que visem dar continuidade a propostas de trabalho criando estruturas sólidas que garantam qualidade de ensino - propostas essas que já estão delineadas no Plano Municipal de Educação que contem anseios da comunidade educativa e no Plano de Ações Articuladas - PAR, proposta construída para garantir parceria junto ao governo federal possibilitando ações técnicas e financeiras que permitirão manter e melhorar os altos índices que o município alcançou no Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB".
CV - Sabemos que o município está implantando cursos de ensino superior da Univali e também em breve começará a construção da Unidade do Cefet de Gaspar. Como você analisa o crescimento da oportunidade do ensino técnico e superior na cidade?
Lúcia: "Avalio como resposta positiva ao anseio da comunidade. Essa é a melhor resposta que a população poderia esperar - um trabalho sério para fazer com que tenhamos na cidade as oportunidades de qualificação de mão-de-obra, de aprofundamento de conhecimentos e de formação de profissionais que possam ampliar os campos de atuação para as mais diversas áreas de trabalho".
CV - Recentemente o município inaugurou um CDI no bairro Santa Terezinha e, em breve, inaugurará outro no bairro Lagoa. Como você analisa o trabalho da Educação Infantil em Gaspar? Há investimentos suficientes? Ainda há muitas crianças aguardando vagas em CDIs?
Lúcia: "O município de Gaspar é destaque no cenário estadual pela qualidade do trabalho efetuado na Educação Infantil da rede municipal de ensino. A qualificação dos profissionais, a proposta curricular, a qualidade da alimentação e os espaços físicos garantem ao município posição de destaque, mas também é real que como em qualquer município catarinense a demanda não consegue ser totalmente atendida. Apesar de termos construído 02 (dois) centros de desenvolvimento infantil em 2008 e termos mais uma unidade que entrará em funcionamento no bairro Lagoa em trinta dias, sabemos que esse é um desafio constante que será tratado pela Secretaria de Educação com muita seriedade, haja vista, ser prioridade o atendimento a população da primeira infância".
CV - Nesta segunda-feira, 11, a Secretaria de Educação assinou a ordem de serviço para dar continuidade às obras de construção do Ginásio de Esportes da escola Dolores Krauss, no bairro Figueira. O ginásio faz parte da infra-estrutura da escola e visa dar melhores oportunidades na prática esportiva dos estudantes. Como você analisa a atual infra-estrutura das escolas da cidade. O que ainda precisa ser feito para oportunizar melhores condições de ensino?
Lúcia: "Esse é um outro desafio constante para a Secretaria de Educação - qualificar sua rede para oportunizar amplo e irrestrito acesso a todas as metodologias que visem a garantia da qualidade de ensino. As quadras esportivas estão na lista de prioridades para a melhoria da rede física junto a aos laboratórios de informáticas, de artes e ciências, além da qualificação dos espaços de salas de aula e bibliotecas, por exemplo. Ou seja, o planejamento da Secretaria de Educação pretende gradativamente qualificar todos os espaços em que o professor possa construir o conhecimento junto a seus alunos. Esse é o desejo; esse é o desafio!"
CV - A Educação de Gaspar alcançou um dos maiores índices da região do Vale do Itajaí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb. As metas estabelecidas pelo Governo Federal são de 4,6 para as séries iniciais e 3,9 para as séries finais. O índice de Gaspar foi de 5,1 nas séries iniciais, e de 4,4 nas séries finais. A que você atribui estes resultados?
Lúcia: "À ação docente competente e incansável dos professores, ao empenho dos alunos, ao interesse e acompanhamento dos pais, a seriedade dos gestores e ao trabalho coletivo promovido entre Secretaria de Educação e comunidade escolar. Fórmula infalível para fazer educação com qualidade".
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