Contos, fábulas, crônicas e demais gêneros literários vão dar nova vida à Praça Getúlio Vargas a partir da próxima terça-feira, 10, quando tem início o VII Movimento Nacional de Distribuição de Leitura na Praça e a V Feira do Livro em Gaspar. O evento segue até o dia 12, quinta-feira, e acontece durante a Semana Nacional do Livro, que prevê a leitura de histórias, exposição e venda de livros, além de diversas atrações culturais.
O início da atividade está programado para as 8h30, e terá a participação especial do Grupo Cirandeiros, de Blumenau, que fará um espetáculo de contação de histórias. A leitura de histórias nas tendas temáticas tem início logo após a apresentação e segue até 17h, apenas com um intervalo para o almoço. Já a Feira de Livros permanece aberta ao público até as 19h30, sem fechar para almoço.
A expectativa é de que mais de três mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino participem dos momentos de leitura nas tendas, montadas especialmente para esta nova edição do evento. "Já temos 120 turmas confirmadas e estamos bem otimistas com mais uma edição de sucesso", comenta Lucia Kistner, coordenadora do ProLer de Gaspar. Autores de Gaspar também vão ter uma participação especial no evento, divulgando seus livros e falando sobre a arte de escrever.
Feira do Livro
Em paralelo ao VII Movimento Nacional de Distribuição de Leitura também acontece a V Feira do Livro de Gaspar, que neste ano terá a participação de diversos livreiros e editoras, que trazem para a cidade o que há de mais novo e completo na literatura infantil.
Segundo Lúcia, este é o terceiro ano seguido que a feira fica aberta até as 19h30 para incentivar a participação dos pais.
"Muitas crianças vinham à praça e depois queriam voltar com os pais para comprar livros, mas a Feira fechava às 17 horas. Por isso decidimos estender o horário e a iniciativa deu muito certo. Há muita procura pelos pais para comprar livros e assim incentivar a leitura em seus filhos", comenta a coordenadora do ProLer.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).