Há cerca de um mês, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Gaspar atende em um novo endereço. Desde que se mudou para uma ampla estrutura na rua Arnoldo Schramm, no Centro, diversos benefícios têm sido apontados por profissionais e estudantes. Além de mais acessibilidade aos idosos, estacionamento próprio e banheiros individuais adaptados, a instituição mantém a qualidade de ensino e compromisso com seus estudantes.
De acordo com a diretora do EJA, Marli Sontag, essa novidade vem com o objetivo de garantir o bem-estar e maior aproveitamento de todos. “Assim, oferecemos melhores acomodações aos alunos, professores e demais funcionários. Com a acessibilidade, facilitamos ainda a frequência às aulas, pois todos são atendidos no piso térreo e têm rampas, com ambiente climatizado”, conta.
Sontag ainda ressalta que a unidade tem como princípio metodológico construir uma educação inclusiva e comprometida com o processo de transformação social. “Embasa na concepção de Educação, visando a Educação Inclusão Social, a nossa estrutura está organizada em 1º segmento e 2º segmento, o que corresponde a toda trajetória do Ensino Fundamental, desde as séries iniciais até as finais”.
Portanto, o EJA tem seu foco central no planejamento coletivo a partir de seis eixos temáticos com duração trimestral. São eles: Cidade e Expressão do Mundo Moderno; Saúde e Meio Ambiente; Pluralidade Cultural; Comunicação no Mundo Globalizado; Trabalho, Emprego e Renda; e Gestão e Planejamento. Além disso, trabalha em torno de atividades extracurriculares chamadas de ‘Interação Comunitária’.
A Educação de Jovens e Adultos foi instituída na cidade em 2001, através de um convênio. No ano seguinte, com a aprovação do Conselho Municipal de Educação, passou a ter certificado pelo próprio município nesta modalidade de ensino.
Atualmente, estudam 270 alunos no EJA, sendo que 210 frequentam o 2º segmento. A unidade conta com estudantes de 15 a 70 anos. Além disso, soma 18 funcionários: 12 professores, uma diretora, um coordenador, uma estagiária e três serventes/merendeiras.
Apesar disso, aproximadamente 400 pessoas utilizam o local, já que alunos do Programa Jovem Aprendiz do Senac e Gerar recebem orientações ali, onde também passam os estudantes de Xadrez, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL).
A unidade mais conhecida é, consequentemente, a do Centro. Porém, o EJA atende também em outros dois polos. Eles estão localizados na Escola Zenaide Schmitt Costa, no bairro Santa Terezinha; e no Centro de Convivência do Idoso, situado na região do Coloninha. Seus atendimentos ocorrem nos períodos matutino (8h às 11h), vespertino (14h às 17h) e noturno (18h30 às 21h30).
Para estudar no EJA, o aluno precisa ter, no mínimo, 15 anos completos. Após a matrícula, os estudantes do 1º segmento (1º ao 5 º ano) passam por um teste de nivelamento que serve para verificar o nível em que se encontram e, assim, terem suas individualidades respeitadas. Já os estudantes do 2º segmento (6º ao 9º ano) são atendidos conforme o histórico escolar entregue pela última escola que frequentaram.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).