A equipe do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Santa Catarina, antigo CEFET-SC, esteve em Gaspar nesta quarta-feira, 7, para definir com o novo prefeito, Pedro Celso Zuchi, a contrapartida da Prefeitura na construção da unidade do Ifet em Gaspar.
A reunião foi agendada após a assinatura da ordem de serviço para a construção das unidades de Gaspar, Lages, Canoinhas, Criciúma e São Miguel do Oeste, na última segunda-feira, 5 de janeiro.
Segundo o diretor de Expansão do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Carlos da Silva, a obra de construção da unidade de Gaspar deve começar nos próximos dias. "Nos reunimos com o prefeito para definir a contrapartida da Prefeitura, que é a execução da terraplanagem do terreno, mas a empresa contratada estará trabalhando em paralelo, afinal, a ordem de serviço foi assinada e a empresa tem um prazo a cumprir", explica o diretor do Ifet. A previsão é de que todas as cinco unidades sejam entregues até o final de 2009.
Em Gaspar, o campus do Ifet será construído no bairro Bela Vista, em terreno cedido pela Associação de Moradores do bairro, e receberá estudantes de todas as cidades do Vale. Os primeiros cursos de qualificação profissional serão oferecidos a partir do segundo semestre de 2009. Os cursos técnicos e superiores começam em 2010.
A obra será realizada pela empresa CRC Engenharia, de Minas Gerais e terá um custo total de R$5,1 milhões.
Os cursos oferecidos serão Técnico em Vestuário, Modelagem do Vestuário, Plástico, Química, e Meio Ambiente. Todos foram selecionados por empresários e representantes da comunidade durante Audiência Pública realizada em Gaspar em medos de junho do ano passado.
O campus em Gaspar terá 6,2 mil metros quadrados de área construída, incluindo salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca e demais instalações de acordo com os cursos oferecidos e os padrões exigidos pelo Ministério da Educação, MEC. Quando estiverem em pleno funcionamento, cada um dos cinco novos campus deverão atender 1,2 mil alunos em cinco cursos técnicos e um superior, além dos cursos de qualificação profissional, todos gratuitos.
Hoje o Instituto Federal de Santa Catarina atende a 6 mil alunos em sete campus instalados em São José, Araranguá, Joinvile, Jaraguá do Sul, Chapecó e dois em Florianópolis, por meio de cursos de qualificação profissional, técnicos, superiores e de pós-graduação. A previsão, segundo a reitora Consuelo Sielski, é que em 2010 sejam atendidos 12 mil alunos.
Conheça o perfil do Campus de Gaspar:
Cursos oferecidos:
Vestuário, Modelagem do Vestuário, Plástico, Química, Meio Ambiente.
Empresa construtora: CRC Engenharia
Valor da obra: R$ 5,1 milhões
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).