Pesquisa revela o perfil dos professores da educação infantil de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Pesquisa revela o perfil dos professores da educação infantil de Gaspar

03/08/2018

Mulheres com ensino superior completo. Este é o perfil dos profissionais que atuam com alunos da educação infantil de Gaspar. O dado foi revelado após pesquisa realizada pelos alunos de iniciação científica que cursam o ensino médio no Instituto Federal de Santa Catarina, o IFSC, campus Gaspar.

As informações foram coletadas em 2017 e tem como base entrevistas com 118 profissionais que trabalham com crianças de zero a cinco anos em 14 Centros de Educação Infantil da cidade. Com base nas informações coletadas, a análise revelou que 98,2% desses profissionais são do sexo feminino. Dentro deste número, 62,5% possuem ensino superior, 25,9% estão cursando uma graduação e 11,7% têm outros níveis de formação.

Para a secretária de educação de Gaspar, Zilma Benevenutti, esses dados mostram como a educação da cidade é referência quando o assunto é o alto índice de formação de seus profissionais. “A pesquisa revelada pelo IFSC comprova que estamos trabalhando para o melhor de nossa cidade”.

Outro dado

Outro dado revelado com a pesquisa é que 53% dos entrevistados tem interesse em continuar os estudos com cursos de curta duração, graduação, especialização e até mesmo mestrado. O fator que impede uma maior busca por aperfeiçoamento é a falta de tempo.

Para a professora coordenadora da pesquisa, Caroline Reis Reuta, a partir do perfil dos profissionais será mais fácil alinhar a oferta de cursos do IFSC campus Gaspar com as reais necessidades do público alvo. “Ao identificar as necessidades e ao se oferecer cursos que atendam as reais demandas da população, acredita-se que as chances de permanência e êxito dos alunos nos cursos ofertados pelo IFSC sejam maiores”.

 

Edição 1862

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.