Estimular o desenvolvimento e comunicação das crianças. É com esse objetivo que a Secretaria de Educação (Semed) de Gaspar promove o 1º Concurso de Oratória nas Escolas. Podem participar alunos dos 8° e 9° anos, das unidades municipais e estaduais. Ao todo, serão realizadas três etapas para selecionar os vencedores. Todos os finalistas vão receber medalhas. Porém, os três melhores e seus respectivos professores orientadores devem ganhar troféus e um prêmio surpresa. Estima-se que o concurso se encerre em novembro.
A primeira etapa será em sala, onde o professor (a) de Língua Portuguesa vai selecionar os dois melhores para a etapa 2. Nesta, a avaliação é a nível escolar com os selecionados da primeira etapa. Profissionais da gestão e coordenação devem participar da banca, que escolhe os dois alunos com o melhor desempenho. Na terceira e última etapa, os finalistas participam da competição a nível municipal. Um mês antes da data final do concurso, a Semed deve organizar a banca avaliadora, com representantes das unidades escolares.
Para garantir uma avaliação justa, os professores participantes serão capacitados entre os dias 14 de junho e 2 de agosto. Vale destacar que o tempo de apresentação dos estudantes é de um minuto e meio a dois minutos nas duas primeiras etapas e de três a cinco minutos na terceira etapa. Para as apresentações, poderão ser utilizados púlpitos, microfones e espaços que anteriormente a pandemia reunia-se públicos como palcos e auditórios. Apenas o texto em papel será permitido. Portando, está vedado o uso de celulares, música, projeções e quaisquer outros meios.
O concurso de oratória oportuniza ao aluno sua apresentação pública sob avaliação. São analisados fatores como voz, mensagem, pertinência ao tema, clareza, entonação e dicção das falas, desenvoltura perante ao público e a linguagem corporal. Esse é uma importante estratégia para preparar os participantes ao mercado de trabalho e suas relações. Afinal, uma pessoa com uma boa oratória tem melhor desenvoltura em entrevistas, gravação de vídeos e conferências online, reuniões, apresentações públicas e eventos, por exemplo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).