Nesta sexta-feira, 29 de abril, a Prefeitura de Gaspar lança oficialmente o programa 'Conexão Educa Gaspar', que propõe ações que contribuem com o desenvolvimento da educação. O evento ocorre na Câmara de Vereadores, às 14h. A intenção é investir na área e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos para que os frutos sejam colhidos a curto, médio e longo prazo.
Na oportunidade, estarão presentes todas as diretoras das escolas da rede municipal para apresentação do cronograma oficial com as datas dos projetos que integram o 'Conexão Educa Gaspar', que são: Concurso de Oratória nas Escolas e o Conexão 180°.
Para o prefeito Kleber Wan-Dall, esses projetos vão aprimorar a educação no município. “Com esses projetos conseguimos proporcionar autonomia e confiança para os nossos alunos da rede municipal. Nosso maior foco é melhorar a qualidade de ensino da educação para que nossos alunos tenham sucesso posteriormente. É por eles que estamos aqui, buscando aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula, por isso não medimos esforços para criar novos projetos”.
O Conexão 180º é um programa que foi implementado em 2021 com o intuito de instigar professores em relação às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para planejar e desenvolver ações com os alunos. Além disso, o projeto propõe aos alunos do 5º e 9º anos novas rotinas de estudos, a fim de identificar possíveis fragilidades e aumentar as potencialidades de cada estudante da rede municipal de ensino.
Mais de 1.000 alunos participaram do projeto. Como forma de incentivo, a Secretaria de Educação premiou as escolas com melhores rendimentos em cada turma. A EEB Ferandino Dagnoni teve o melhor desempenho entre as turmas de 9º ano. Diretora da unidade, Simara Nicoletti Maraschi destaca a importância do programa. “O Conexão 180º veio trazer o suporte no ensino e aprendizagem dos alunos. Durante o projeto, todos os alunos e professores se envolvem e se desenvolvem com a proposta. Com certeza isso agrega no trabalho e no resultado de todos”.
O programa é dividido em quatro etapas, que inicia com a fase de diagnóstico, realizada pelos diretores e coordenadores de cada instituição de ensino. Essa fase inclui familiares, professores e alunos. A segunda etapa é a realização de questões de matemática e língua portuguesa, elaborada por turma. A terceira etapa é a avaliação do diagnóstico e aplicação de avaliações. E por fim a última etapa é uma avaliação do percentual de frequência dos estudantes das turmas.
O segundo projeto do Conexão Educa Gaspar é o Concurso de Oratória, também iniciado ano passado. O objetivo do concurso é desenvolver, nos alunos e na comunidade, a consciência de suas responsabilidades como cidadão, na busca de promover a sensibilização na prática de atitudes, por meio de exercícios que possibilitem a reflexão do tema, bem como a habilidade de falar em público. O concurso é dividido em fases classificatórias, com os melhores oradores da turma, escola e depois do município.
A primeira ganhadora do concurso, Fernanda Emanuelle Soares, que na época era aluna da EEB. Ferandino Dagnoni comenta sobre a participação no projeto. “Quando a professora passou a atividade sobre fazer um texto e apresentar, eu achei que seria mais uma atividade que ocuparia muito o meu tempo por ter que preparar o texto e ainda decorar. Mas, após estar no palco e anunciarem meu nome como vencedora, eu me dei conta que saber falar em público abre oportunidades; não estou me referindo ao prêmio, mas sim em poder ter uma nova experiência para a vida. Foi um momento de aprendizado, e acredito que isso não contribuiu apenas para a minha própria formação, mas também para as das pessoas ao meu redor”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).