Primeira escola municipal de Gaspar celebra 85 anos - Jornal Cruzeiro do Vale

Primeira escola municipal de Gaspar celebra 85 anos

07/05/2021

 

Uma data mais que especial! No dia 4 de maio, Gaspar comemorou os 85 anos da Escola de Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso, o primeiro educandário municipal fundada em Gaspar. Localizada no bairro Margem Esquerda, a escola ganha um mês de celebrações com o objetivo de relembrar a sua importância na cidade. Ao longo do tempo, milhares de alunos já tiveram a oportunidade de fazer parte desta história.

Além dos estudantes, todo corpo docente da unidade de ensino, demais funcionários e comunidade em geral estão em festa. É claro que, em virtude da pandemia, a gestão escolar organizou ações pontuais que garantem a saúde de todos. Portanto, pelo segundo ano consecutivo, a instituição precisou adiar as tradicionais confraternizações e abraços, dando espaço a homenagens seguras e respeitando as restrições.

O COMEÇO

Tudo começou no dia 4 de maio de 1936, com a fundação da Escola Municipal do Porto Arraial. Na época, com 34 alunos, marcou a história de Gaspar. O número de estudantes cresceu e foi preciso ampliar a instituição de ensino que já tinha o coração da comunidade. Em 1984, a pequena unidade recebeu o nome que leva até hoje: Professor Vitório Anaclato Cardoso, em homenagem ao seu primeiro professor.

No ano seguinte, abriu a primeira turma de 5ª série, ampliando a demanda. E uma grande conquista estava prestes a marcar a nova fase da escola... Em 20 de agosto de 1988, foi inaugurado o seu novo prédio distribuição de salas de aula, administração, cozinha, biblioteca, refeitório e quadra de esportes. Tudo isso pensando no melhor para os estudantes e toda equipe de funcionários. Dali em diante, muitas realizações até os dias de hoje.

COMPROMETIMENTO

Para falar sobre o sucesso da Escola Vitório Anacleto Cardoso é preciso enaltecer a grande dedicação e comprometimento de todos os profissionais que por lá passaram nesses 85 anos de história. A unidade de ensino já teve 17 diretores. Há alguns meses na gestão escolar da Vitório Anacleto, Fabiana Jucira Deschamps, conta que essa está sendo uma experiência muito boa.

Novata no cargo, revela seu sentimento em fazer parte dessa história tão bonita. “Essa é a primeira escola que atuo como diretora efetiva. Além disso, tem a pandemia, aulas híbridas e vários protocolos... Muito diferente! Mas é uma ótima experiência. Eu amo o que faço. A escola Vitório Anacleto é maravilhosa, tem um grupo de trabalho muito bom”, ressalta a diretora Fabiana.

Quem também fala com muito amor sobre a vivência na unidade de ensino é Waldemar da Conceição Lima Carvalho, que atuou entre os anos de 2009 e 2013 como diretor. Apesar disso, trabalha como professor na escola desde 2000. “Por aqui, foram iniciadas trajetórias de vidas incríveis e foi um espaço de construção e idealização de diversos sonhos. Ao longo desses 85 anos, se tornou uma referência na área educacional de Gaspar”, destaca.

Waldemar reitera que a comunidade visualiza a escola como um local de excelência. “Pela qualidade da equipe de profissionais e a pedagogia da presença que a escola exerce”. Sua fala vem de encontro com as melhorias também físicas que a instituição recebeu. Entre elas o ginásio poliesportivo, vestiários, banheiros adaptados e a cobertura central, por exemplo.

DESENVOLVIMENTO

A expansão da Escola Vitório Anacleto Cardoso sempre foi nítida. Ao longo dos seus 85 anos de muitos ensinamentos, Gaspar passou a crescer mais forte. A cada ano, mais alunos. Novos professores... Projetos, trabalhos e o principal: Educação de qualidade. A vida de milhares de pessoas mudou por meio desse espaço tão acolhedor.

João Paulo Gern Hostin, ex-aluno da instituição, guarda com carinho as recordações do que viveu entre 2006 e 2013. “Só tenho lembranças boas do tempo da escola. Os professores da época eram ótimos. A estrutura da escola sempre foi muito boa e está cada vez melhor. O sentimento que tenho desses anos é de gratidão”, destaca.

HOJE EM DIA

Atualmente, a Escola de Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso atende hoje alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos períodos matutinos e vespertinos. São cerca de 600 estudantes matriculados em 2021. A unidade de ensino fica localizada na Estrada Geral do Poço Grande, no bairro Lagoa.

 

Quem foi Vitório Anacleto Cardoso?

Natural de Gaspar, Vitório Anacleto Cardoso cresceu no bairro Margem Esquerda. Ele era filho de Izaquiel Anacleto Cardoso e de Maria Muller Cardoso. Casou-se com Fredervinda Bucher e teve dois filhos: Henrique Cardoso e Euclides Cardoso.

Professor Vitório atuou no bairro Gasparinho e na localidade conhecida como Porto Arraial. Além disso, lecionava em casa com aulas particulares e de religião. Seu trabalho foi muito importante para a cidade Coração do Vale. Ele faleceu em 10 de julho de 1941 e deixou um grande legado.

 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

Edição 2001

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.