Professor de escolas de Gaspar leva a diversão da sala de aula para as redes sociais - Jornal Cruzeiro do Vale

Professor de escolas de Gaspar leva a diversão da sala de aula para as redes sociais

20/09/2023

Jabez Wellington Fortes tem 26 anos e é professor na Escola Vitório Anacleto Cardoso, em Gaspar. Ele atende todas as turmas do 1° até o 9° ano, além das três turmas na escola Dolores Krauss, que envolve crianças de seis a nove anos. Durante as aulas, ele tem um jeito divertido de passar o conteúdo aos estudantes e isso foi levado para as redes sociais, o que fez com que muitos de seus vídeos viralizassem.

Ele criou um perfil no Tik Tok em 2018, quatro anos depois de começar a ministrar aulas na rede municipal de ensino. Este perfil era utilizado para conteúdos pessoais e vídeos aleatórios. Porém, em 2022 ele decidiu postar vídeos de professor e no início deste ano criou um perfil somente dedicado a isso. Em março, as publicações começaram a ter um alcance fora do esperado e foi aí que o primeiro vídeo viralizou.

O vídeo em questão mostra um momento de chamada com uma das turmas, onde, ao invés de responderem ‘presente’, eles deveriam responder outras coisas. Desde então, o alcance tem sido cada vez maior e os diversos conteúdos têm chegado para cada vez mais pessoas.

O incentivo

Embora seu amor pela educação seja notável, ele nunca sonhou em ser professor, pois seu foco sempre esteve na música. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi o precursor desta paixão. “Eu vi que poderia ensinar algo para as crianças e adolescentes de um jeito que eu gostaria de ter aprendido, com base na amizade com os alunos, na diversão e na confiança”, conta Jadez.

A criatividade

Jadez é criativo desde pequeno. Tinha o hábito de fazer coisas comuns, de um jeito diferente, inusitado. “Só que, naquela época, eu entendia a criatividade como algo exclusivo da criação artística. Hoje eu entendo que a criatividade está relacionada ao ato de pensar. Você pode ser criativo em diversas áreas e cada ser humano é criativo em uma área diferente”.

Como um bom professor de artes, Jadez acredita que todas as pessoas são criativas, pois esta é uma habilidade que pode ser encontrada em lima conversa entre estranhos na fila de um banco ou até mesmo no ato de solucionar um problema dentro de casa.

Orgulho de ser professor

Desempenhar a missão de ser professor, para Jadez, é um orgulho, pois não existe nada mais gratificante do que fazer parte da história de vida de um ser humano, principalmente quando os resultados são positivos. “O que mais me encanta como professor é receber o reconhecimento de alunos que passaram por mim e que olham pra trás da sua trajetória escolar com olhos de amor e gratidão. Também é muito gratificante receber o reconhecimento de pais, que entendem o quanto o professor é necessário, importante e fundamental pra a sociedade”. Ele acrescenta ainda que é “triste quando a gente ouve pessoas que criticam a profissão de professor sem conhecer a realidade da nossa rotina. Mas quando você recebe o retorno positivo das famílias e soma isso às aulas e à rotina escolar, o processo de ensinar e aprender se torna muito mais rico e eficaz”, finaliza.

 

 

 

Edição 2123
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.