Imagine seu nome sendo pronunciado em rede nacional, na maior emissora de televisão do Brasil, por uma das mais famosas jornalistas e apresentadoras da América Latina. Essa foi uma grande surpresa para Jussara Cristina Schmitz, que na manhã de quarta-feira, 17 de julho, foi mencionada no programa da Fátima Bernardes. A alegria da gasparense, porém, vai além e reflete o que levou o seu nome tão longe: a dedicação como professora.
Jussara é professora na Escola Frei Godofredo e se destacou entre quase cinco mil profissionais da área da Educação do Brasil, se tornando uma das 10 finalistas no Prêmio Educador Nota 10. Ela é a única catarinense na lista e concorre, com outros nove professores, ao título de Educador do Ano. A cerimônia de premiação será em setembro, em São Paulo. O projeto que representa Jussara nacionalmente se chama ‘Costurando Matemática’ e foi aplicado às turmas de 4º ano.
Animada, a professora garante que a novidade é muito positiva. “Estou muito honrada e agradecida. É um reconhecimento que me deixa muito feliz. Represento colegas de trabalho, minha escola, minha cidade e agora nosso estado. Dedico essa alegria a todos os meus alunos. É para eles esse comprometimento”.
Por estar entre os dez finalistas, Jussara ganhou um diploma de participação, R$15 mil para ela e mais R$1 mil para a unidade de ensino. Ambos valores foram em forma de vale-presente.
O Prêmio Educador Nota 10, criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, conta com a parceria da editora Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Essa gratificação engloba professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos e gestores escolares de unidades de ensino públicas e privadas de todo o Brasil.
A iniciativa conta com o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. O patrocínio é da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).