Respeito, cidadania e transparência são alguns dos valores levados pelo programa ‘Observador Social Mirim’ às escolas da região. Em Gaspar, oito unidades de ensino municipais estão sendo beneficiadas pela iniciativa: Ana Lira, Angélica de Souza Costa, Aninha Pamplona Rosa, Belchior, Ervino Venturi, Mário Pederneiras, Olímpio Moretto e Rudolfo Günther. Ao todo, cerca de 225 crianças matriculadas no 4º ano vão passar pela experiência até o dia 4 de setembro.
As aulas, incluídas na grade curricular, estão sendo realizadas nos períodos matutino e vespertino desde o dia 30 de julho. Durante as explicações, os professores apresentam uma cartilha aos estudantes e, em cima dos temas apresentados no material, desenvolvem explicações e também atividades lúdicas. O objetivo principal é fazer com que as crianças entendem o conteúdo e saibam aplica-lo no dia a dia.
Além de Gaspar, Brusque, Guabiruba e Botuverá já tiveram contato com o programa. Ainda terão oportunidade de participar as cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Todas em parceria com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.
O ‘Observador Social Mirim’ foi criado em 2016 pelo Observatório de Brusque e região (OSBr). Ele serve como um programa de apoio pedagógico e complemento educacional destinado aos alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Em Gaspar, a iniciativa conta com o apoio da prefeitura, por meio da Controladoria Geral do Município e da Secretaria de Educação.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).