Projeto Cidadão Consciente forma 111 alunos na Escola Frei Godofredo - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto Cidadão Consciente forma 111 alunos na Escola Frei Godofredo

21/10/2016
Projeto Cidadão Consciente forma 111 alunos na Escola Frei Godofredo

Com muita dedicação, carinho e respeito, 111 alunos do 9º ano da Escola Frei Godofredo se formaram, na manhã desta sexta-feira, 21, no Projeto Cidadão Consciente, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar. De acordo com a Diretora Geral do educandário, Viviana Maria Schmitt dos Santos, a oportunidade dos alunos aprenderem sobre o trabalho dos bombeiros é muito importante. “É a primeira vez que a escola participa deste programa. Acho muito válido esse aprendizado, afinal, eles são o futuro do nosso trânsito. Fiquei admirada e orgulhosa com a participação de todos. Eles aprenderam que devem preservar as próprias vidas e das outras pessoas”, conta.

Durante a manhã, para marcar a formatura, os alunos preparam uma encenação de acidente na rua Manoel Bitencourt, no bairro Sete de Setembro, onde fica localizada a instituição. Durante o teatro, o bombeiro Valmir Martins explicou à comunidade as ocorrências apresentadas. “O simulado mostrou um acidente entre um carro e uma motocicleta e um princípio de incêndio. Os estudantes demonstraram como o Corpo de Bombeiros age nessas situações”.

Uma das alunas que participou do teatro, Brenda Camila Roncaglio, afirma que a experiência é para a vida toda. “Estou muito feliz de ter a oportunidade de aprender com esses herois. Participamos de três treinamentos, lá na sede do Corpo de Bombeiros, onde entendemos que é preciso cautela e rapidez para salvar vidas. O respeito e amor ao próximo também são essenciais neste trabalho”, destaca a estudante do 9º ano.

O bombeiro militar Gil Vicente Pereira, um dos fundadores do projeto, que acaba de se aposentar, teve papel fundamental na formação destes jovens. “A conscientação deles é importante, mesmo que não dirijam ainda. Pois o trânsito é muito mais do que tráfego de veículos, é circulação de pedestres, bicicletas e usuários de ônibus, que precisam ter o cuidado na hora de atravessar as ruas, por exemplo. Cumprir a legislação e, consequentemente, reduzir e evitar acidentes, também é papel deles. Eu estou honrado, mais uma vez, de ensiná-los”, destaca Gil.

Durante a entrega de certificados, a aluna Nicoli Paganini, vencedora do concurso de redação do Projeto Cidadão Consciente, leu seu texto e emocionou seus colegas, professores e toda a equipe do Corpo de Bombeiros de Gaspar. “Bombeiros são pessoas encaminhadas por Deus para nos salvarem. São treinados para situações muito complicadas e perigosas, mas que persistem e salvam vidas. Bombeiros são seres humanos como nós, mas com uma pitada de heroísmo”.

 

Edição 1773

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.