Utilizar a música para contribuir com o desenvolvimento motor e o desenvolvimento da percepção das crianças. Este foi o objetivo da direção do Centro de Desenvolvimento Infantil Deputado Francisco Mastella, ao criar o projeto "Musicalização", no início do ano letivo de 2008.
O projeto vem sendo desenvolvido nas salas de aula e na última sexta-feira, 18, a direção do CDI inaugurou a área da música, um espaço onde as crianças irão aprender a identificar os ritmos produzidos pelos instrumentos musicais.
Pais, professores e comunidade participaram da inauguração do espaço, que teve ainda a participação de um grupo musical, que se apresentou com gaitas, violão, saxofone e tamborim, e explicou aos alunos do CDI as funções de cada instrumento. Juliana Pitz Zuchi, diretora do CDI, revela que a participação dos pais foi fundamental para a criação do espaço. "Conseguimos adquirir os instrumentos para a área da música com recursos da APP e também tivemos o apoio dos pais na programação de inauguração do espaço. As mães dos alunos do Pré I ajudaram a fazer pizzas, que foram servidas durante a inauguração", conta a diretora.
Para Juliana, o projeto tem ajudado a contribuir com o desenvolvimento das crianças. "Elas têm aprendido muito e com certeza, com este novo espaço, irão aprender ainda mais", opina.
Aulas
A área da música foi criada em uma sala de aula e será um espaço aberto para as crianças. A inicialização musical será oferecida pelas próprias educadoras do CDI, que participaram de uma capacitação, custeada com recursos da APP, para aprender sobre a importância da música e a variação de ritmos.
A oficina de Música foi ministrada por Dairo Bornhausen, que capacitou as educadoras para ensinarem os 142 alunos do CDI. "As aulas serão oferecidas para todos os alunos, com exceção dos bebês. Todos terão uma inicialização e também pretendemos convidar os pais que sabem tocar instrumentos para se apresentarem para as crianças e falarem sobre o instrumento que tocam", revela Juliana.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).