Recadastramento atende 580 famílias à espera de vaga em creche - Jornal Cruzeiro do Vale

Recadastramento atende 580 famílias à espera de vaga em creche

02/10/2015
Recadastramento atende 580 famílias à espera de vaga em creche

Em quatro dias de recadastramento de pais com filhos em idade de educação infantil à espera por vagas em creches de Gaspar, no trabalho realizado na semana passada, a Secretaria de Educação contabilizou 580 famílias atendidas. 

Os dados estão sendo repassados a todas as diretoras dos Centros de Desenvolvimento Infantil, CDIs, para conferir registros de pais que não compareceram, que deram prioridade a outra unidade de ensino ou que reforçaram a intenção de vaga nas creches para o próximo ano. 

No ato do recadastramento, pais que tinham intenções de vaga cadastradas em mais de uma creche da cidade precisaram optar por apenas uma unidade.

A expectativa da Secretaria de Educação é de que o número final de crianças que hoje estão à espera de vagas na educação infantil seja obtido até o dia 15 de outubro.

O número deve fazer parte de uma lista única, que será disponibilizada à comunidade no Portal da Transparência. A expectativa é de que o levantamento ajude a orientar as próximas ações para criação de novas vagas com o intuito de reduzir a fila e o tempo de espera. ?Cada vez mais precisamos do número real para aprimorar nosso planejamento. Hoje, a maior demanda está na faixa etária de crianças de 0 a 3 anos?, explica a coordenadora de Educação Infantil, Josiane Chiminelli.

Ações

A principal ação neste ano para oferecer mais vagas nos CDIs foi a mudança no horário de atendimento a crianças com idade entre 4 e 6 anos. A partir do próximo ano, eles só poderão ficar nos CDIs meio período do dia. O outro turno será de responsabilidade dos pais. A mudança foi necessária para acolher todas as crianças a partir dos quatro anos, já que a partir do próximo ano uma legislação federal determina que todas as crianças devem estar matriculas na educação básica a partir dessa idade. Com a alteração, a expectativa é de que sejam abertas até 1.127 vagas parciais. No entanto, parte disso será destinada para atender as cerca de 400 crianças de 4 a 6 anos que hoje não frequentam a educação básica. Além dessa medida, a Secretaria de Educação trabalha para a abertura de vagas em CDIs já existentes e também em um projeto de CDI no bairro Coloninha e outro no Belchior Central, que teve a abertura das propostas da licitação entregue esta semana.

 

Edição 1718
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.