Reciclando ideias: oficina desperta para a sustentabilidade - Jornal Cruzeiro do Vale

Reciclando ideias: oficina desperta para a sustentabilidade

17/10/2015
Reciclando ideias: oficina desperta para a sustentabilidade

Inaugurado em março deste ano, o Centro de Artes e Esportes Unificados, CEU, Dra. Zilda Arns começa a entrar de vez na vida das famílias da região do bairro Gaspar Mirim. Com quadra de esportes, pista de skate, anfiteatro, biblioteca e outros espaços coletivos, o espaço foi erguido com a intenção de oferecer cultura, lazer e diversão para pais e filhos de pelo menos cinco bairros da cidade.

Um dos exemplos positivos desses primeiros meses de trabalho é a oficina Reciclando Ideias, iniciada em abril. Todas as quartas-feiras, um grupo de aproximadamente 45 crianças de 5 a 15 anos desenvolvem artesanatos com jornal e outras atividades com foco na reciclagem e na sustentabilidade. Além disso, as crianças assistem filmes e participam de ações como plantio de árvores. “As crianças são encaminhadas pelo Programa de Atenção Integral à Família, Paif, e também por demanda espontânea. Nossa avaliação do trabalho é muito positiva pois ele fortalece vínculos e desperta o sentimento de participação e de convívio social”, ressalta a pedagoga e técnica de referência do serviço de convivência do Cras Gaspar Mirim, Marilete Zimmermann.

Além dos benefícios diretos, o trabalho ajuda também a aproximar educadores e assistentes sociais das crianças para identificar eventuais situações de vulnerabilidade nas famílias. Oficinas para adultos também ocorrem durante a semana e miram o bem-estar e a integração dos pais.

Resultados

A educadora social Gisele Goedert Zermiani, também responsável pelo trabalho das oficinas, ressalta que já é possível ver o resultado no comportamento das crianças e na própria relação delas com as famílias e com o espaço do CEU, agora visto como um aliado da comunidade. “Além da oficina de artesanato, as crianças também participam de uma oficina de teatro nas segundas-feiras e de atividades esportivas de terça a quinta na praça, tudo isso contribui muito com a formação”, ressalta.

Para o próximo ano, novas oficinas de musicalização e caratê já estão sendo estudadas. Alguns pontos a serem melhorados, como transporte público na região do Loteamento Novo Horizonte, onde está instalado o CEU, também devem ser avaliados para as ações de 2016.

 

Edição 1720

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.