A primeira etapa do projeto Conexão 180º foi concluída com sucesso. A Secretaria de Educação realizou a fase de diagnósticos na sexta e segunda-feira, dias 18 e 21 de junho, com alunos do 5º e 9º ano, que participam do ensino híbrido. Já nesta terça-feira, dia 22, foi a vez dos estudantes do ensino remoto passarem pela experiência.
Ao todo, a ação atingiu 978 jovens. O diagnóstico consiste em uma prova que avalia os níveis de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, em relação às competências e habilidades em português e resoluções de problemas matemáticos. A previsão de término é para o dia 17 de setembro, com a divulgação dos resultados.
O Conexão 180° tem como objetivo instigar professores em relação às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para planejar e desenvolver ações com os alunos. Além disso, o projeto propõe aos alunos do 5º e 9º anos novas rotinas de estudos, a fim de identificar possíveis fragilidades e aumentar as potencialidades de cada estudante da rede municipal de ensino.
Secretário de Educação, Emerson Antunes fala sobre o assunto: "Por meio desse projeto, será possível proporcionar autonomia e confiança para nossos alunos. Temos como foco maior o desempenho e a melhoria da educação para que nossos alunos tenham sucesso. É por eles que estamos aqui, buscando aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula".
Divido em quatro etapas, o projeto inicia com a fase de diagnóstico, realizada pelos diretores e coordenadores de cada instituição de ensino, essa etapa inclui familiares, professores e alunos. A segunda etapa é a realização de questões de matemática e língua portuguesa, elaborada por turma.
A terceira etapa é a avaliação do diagnostico e, aplicação de avaliações. E por fim a última etapa é uma avaliação do percentual de frequência dos estudantes das turmas durante a aplicação do diagnostico.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).