Neste ano, a volta às aulas será realizada em formato diferente na rede municipal de Gaspar. Com o intuito de evitar aglomerações, os estudantes do pré-escolar ao 5º ano retornam no dia 7 de fevereiro; e os alunos do 6º ao 9º ano retornam no dia 8.
A Secretaria de Educação vai seguir com todas as orientações da portaria SES/SED/DCSC Nº 79, que estabelece protocolos de segurança sanitária para as atividades escolares. Todas as 30 unidades de ensino, entre escolas, e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) seguem com os protocolos para garantir a segurança das mais de oito mil crianças e adolescentes do município.
Emerson Antunes, responsável pela pasta, destaca que todas as unidades estão seguras para receber os alunos: "Neste retorno, estamos comprometidos com a segurança, o fortalecimento das relações entre família e escola, além de dar continuidade no uso das tecnologias, a organização de estratégias e ações da recuperação de aprendizagem e o cumprimento dos protocolos e legislações".
A vacinação contra a Covid-19 é obrigatória para todos os profissionais da educação (professores, zeladores, cozinheiras, estagiários, administrativo, entre outros), de acordo com a orientação do Governo Estadual. Apesar da exigência para os professores, os alunos não precisarão comprovar a vacinação contra a Covid-19. A entrada no educandário de pais e responsáveis também só será aceita com o esquema vacinal em dia.
O uso da máscara se mantém obrigatório, além da higiene das mãos. Os ambientes internos devem ser mantidos com boa circulação de ar, com portas e janelas abertas para permitir o fluxo de ar. As instituições de ensino devem realizar o monitoramento diário dos trabalhadores e estudantes que apresentem sinais e sintomas gripais em todos os turnos. Eles devem ser isolados imediatamente, assim como as autoridades de saúde devem ser informadas.
Além da atualização dos protocolos sanitários, o encontro contou com a participação da equipe técnica da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, que explicaram os principais programas voltados para crianças. Todos os gestores das unidades de ensino aprenderam de que forma funciona os serviços de saúde e de que forma devem ser utilizados.
O Decreto do Governo Estadual nº 1.669 prevê o retorno 100% dos estudantes às atividades presenciais nas unidades de ensino. Caso o estudante não possa retornar às aulas presenciais por motivos de saúde, ele poderá ser atendido em modelo alternativo, desde que apresente laudo médico comprobatório.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).