Educadores de todos os município catarinenses estiveram em Gaspar nesta quinta-feira, 2, para participar do 15º Encontro Intermunicipal de Coordenadores da Educação Infantil. O encontro aconteceu no Clube Canarinhos e reúniu diretores de CDIs e técnicos das Secretaria de Educação.
Pela manhã, a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Gaspar, Gilmara da Silva, ministrou aos participantes a palestra "Tempos e espaços na Educação Infantil". No período vespertino, todos assistiram à palestra "Leite de Soja", ministrada pela nutricionista Daniela Wilke, da Secretaria de Educação de Gaspar.
Após esta palestra, os participantes visitaram três Centros de Desenvolvimento Infantil da cidade com o objetivo de conhecer a infra-estrutura e as técnicas de trabalhos utilizadas na cidade.
Sobre o Leite de Soja
O projeto pioneiro que vem sendo desenvolvido no município e que foi apresentado na segunda palestra do encontro desta quinta-feira, prevê a distribuição semanal de leite de soja a CDIs e também à Casa Lar, à APAE e ao Centro Educativo Maria Hendricks, em um total de 170 litros.
Iniciado em 2006, é desenvolvido em parceria com o CDI Tia Maria Elisa, que possui máquina e instrumentos adequados à produção do "extrato de soja", como é chamado o leite.
O extrato, líquido, é utilizado como substituto do suco (e não do leite "de vaca"). Também pode ser utilizado na receita do patê que é consumido internamente. A farinha de soja, resíduo da produção do extrato, é utilizada em bolos, pães e demais receitas, sem substituir a farinha de trigo. O leite de soja precisa ser consumido em até três dias.
"O consumo da soja é recomendável para todas as idades, pois ela possui proteínas de alta qualidade, ideal para as crianças. A soja é conhecida por apresentar muitas propriedades nutricionais que auxiliam na prevenção de doenças como o câncer, osteoporose, diabetes e, inclusive, na melhora dos sintomas da menopausa", informa a nutricionista da Secretaria de Educação, Daniela Wilke. Além disso, o leite de soja pode substituir o consumo de leite ?de vaca' por crianças que possuem a chamada ?intolerância a lactose'. Todas as merendeiras dos CDIs foram capacitadas nos últimos dois anos para o uso dos derivado de soja em receitas. Em Blumenau, de acordo com informações de Daniela, apenas uma creche oferece o produto às crianças.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).