Bruxas, fantasmas e esqueletos estarão soltos em Gaspar. Fantasiados em comemoração ao Halloween, os grupos vão arrecadar muitos doces e divertir a comunidade que transita no Centro de Gaspar nesta sexta e segunda-feira.
O Dia de Halloween é comemorado oficialmente na segunda-feira, dia 31 de outubro, e é neste dia que as crianças da Escola de Educação Infantil Mundo Feliz estarão devidamente caracterizadas para percorrer o comércio de Gaspar pedindo doces à comunidade com a frase mais conhecida da data: ‘gostosuras ou travessuras?’. De acordo com a professora Daiane Cristina Pawlowsky da Costa, o principal objetivo do passeio pelo centro é proporcionar às crianças o conhecimento de alguns elementos que constutiem a cultura do Halloween. “As datas comemorativas não são abordadas de forma mecânica. Assim, nossa proposta pedagógica não se baseia apenas nesta data, mas também abordamos a cultura de diversos povos que contribuíram na construção de tradições. As crianças participam de pesquisas, brincadeiras e conversas em épocas como a Páscoa, festas juninas e o Natal, por exemplo”, conta.
Daiane afirma que a brincadeira do Dia das Bruxas não poderia ser deixada de lado. “A data faz parte de um interesse das crianças. No inicio do mês elas começam a demonstrar curiosidade pela data e perguntam se vamos promover alguma brincadeira do Halloween”.
O Dia de Halloween dos alunos da escola de idiomas Wizard foi antecipado. Nesta sexta, 28 de outubro, o grupo promete movimentar o Centro de Gaspar em busca de “Trick or Treat”, traduzido para o português como “Doces ou Travessuras”.
De acordo com a gerente da instituição, Andressa Schramm Fernandes, a intenção é divertir a criançada. “Nosso objetivo é fazer com que os alunos conheçam e se interessem pela cultura americana, além de aprenderem a língua inglesa.
Trabalhamos o tema durante as aulas de forma saudável, para garantir muitas risadas, alegria e conhecimento”. Andressa afirma que, neste ano, cerca de 60 crianças vão participar da brincadeira, todos vestidos com uma fantasia de livre escolha.
Muitos acreditam que as tradições do Halloween surgiram no século XIX com o Samhain, um festival que celebrava a visita das almas dos mortos às suas casas para visitar familiares e buscar alimentos. Outros apostam que o Dia das Bruxas tem origem cristã, por anteceder o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados. A tradição é marcada por festas a fantasia, decoração das casas com lanternas de abóboras, fogueiras e contações de histórias assustadoras.
No Brasil, o Halloween chegou através da televisão, que apresenta grande influência americana. Outro fator que influenciou a chegada desta cultura no país foi o conhecimento proporcionado pelos cursos de língua inglesa, que aproveitam as aulas para ir além do básico, aproximando os alunos do resto do mundo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).