Conhecer museus do mundo inteiro e explorar seus acervos incríveis pode ser mais fácil do que parece: dona do maior acervo artístico do continente africano, a Galeria de Arte de Joanesburgo firmou uma parceria com o Google para disponibilizar um tour virtual e gratuito por meio do projeto Cultural Institute.
Com mais de 10 mil itens para exibição, o museu localizado na África do Sul abriga obras de arte contemporâneas e itens de importância histórica e cultural que contam a história do país.
Recentemente, a Galeria de Arte de Joanesburgo exibiu uma exposição com cartazes e fotografias da luta dos sul-africanos contra o regime racista do apartheid, que durou de 1948 a 1994 e submeteu a maioria da população negra a um governo autoritário de minoria branca.
Criado em 2011, o Cultural Institute tem o objetivo de preservar os acervos culturais e democratizar seu acesso. Centenas de instituições de diferentes partes do mundo já disponibilizaram suas obras de arte online, como o British Museum (no Reino Unido) e o Guggenheim Museum (nos Estados Unidos).
Um dos principais museus do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) está na plataforma do Google. Obras do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Instituto Moreira Salles também podem ser visitados.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).