Por que nós suamos? - Jornal Cruzeiro do Vale

Por que nós suamos?

07/10/2019
Por que nós suamos?

A temperatura ideal para o bom funcionamento do corpo humano é de 37ºC. Quando o termômetro corporal começa a subir, uma das reações do organismo é o suor, mecanismo de secreção de água e sais. Na medida em que a água evapora usando o calor produzido por nosso corpo, há um esfriamento natural. Mas nem sempre o suor ocorre por conta da mudança de temperatura. Situações de nervosismo, medo ou doenças também podem provocá-lo. Entenda o que acontece no corpo quando suamos:

 

Mecanismo engenhoso

A situação mais comum que provoca suor é durante a prática de atividade física, como uma resposta ao movimento. Quanto mais seus músculos trabalham durante o exercício, mais as células produzem e consomem energia, ou moléculas de ATP (adenosina trifosfato). Quando elas quebram essas moléculas para obterem energia, porém, elas liberam calor. Ele estimula sensores de temperatura pelo corpo, que por sua vez enviam a informação ao hipotálamo, região do cérebro que regula a temperatura corporal.

O hipotálamo envia sinais ao restante do corpo para as glândulas de suor espalhadas pela pele (são mais de 2,5 milhões de glândulas, concentradas principalmente na cabeça, mãos e pés). Quando recebe o sinal, o fluido em volta das células, rico em sódio e cloro, é bombeado para dentro de um tubo localizado nessas glândulas. Como é mais salgado dentro do tubo do que fora dele, a água entra por osmose até ser pressionada para fora. A água que chega à pele absorve o calor corporal e esfria o corpo — é possível produzir mais de um litro de suor por dia.

Quando o motivo do suor não é atividade física

É possível ativar o mecanismo do suor por outros motivos. Um deles é a ingestão de alimentos apimentados, que ativam os mesmos receptores de resposta ao aumento de calor e dão início ao processo. Situações estressantes também podem funcionar como um gatilho. Nestes casos, porém, a culpa é da adrenalina. Ela estimula a atividade muscular, e o corpo pensa que estamos praticando um esporte de alto rendimento — quando na verdade tudo o que estamos fazendo é responder a perguntas de uma prova, ou causar boa impressão em um primeiro encontro.

Durante doenças ou infecções, o hipotálamo também é estimulado a aumentar a atividade dos músculos e a temperatura do corpo. O mecanismo, neste caso, funciona como proteção, tornando o corpo menos habitável para os agentes que causam a infecção.

De onde vem o cheiro ruim

O suor em si não tem cheiro. Mas, ao entrar em contato com as bactérias da pele, pode causar mau cheiro. Elas se concentram principalmente nas axilas, daí o uso de desodorantes ou antitranspirantes para minimizar os odores.

Quando o suor é motivo de preocupação

Suar é uma reação normal, esperada e até considerada uma vantagem evolutiva dos seres humanos. Algumas pessoas, porém, podem apresentar duas condições raras que envolvem o suor: hiperidrose, quando há suor excessivo, mesmo quando não há calor ou durante o descanso; e a hipoidrose ou anidrose, quando há ausência de suor em uma região localizada do corpo ou em todo o organismo. Tal condição pode se tornar perigosa por impedir o controle da temperatura corporal.

 

Via Galileu

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.