Paraskevidekatriaphobia.
Não, a palavra acima não é fruto de um erro de digitação. Se você acha ela esquisita, tente imaginar o seu significado! Pois, bem. Esse termo carrega uma definição tão estranha quanto à pronuncia: aversão irracional e doentia de sexta-feira 13.
O início, ‘parasekevi’, vem de sexta-feira’; o restante, ‘dekatria’, remete ao numeral; e o sufixo ‘phobia’, quer dizer medo mórbido. Então, nada mais justo do que falar sobre a peculiaridade nessa semana, a primeira do ano marcada pela assombrosa sexta-feira 13.
Há poucas explanações a respeito do estudo dessa fobia. Apesar disso, o próprio criador da palavra, um psicoterapeuta americano especialista no assunto, pede para que as pessoas fiquem tranquilas. Segundo ele, aquele que conseguir pronunciar corretamente ‘paraskevidekatriaphobia’ será curado do grande medo. Brincadeiras à parte, fobias em geral podem ser tratadas com acompanhamento médico.
Muito do que se divulga aos quatro ventos, geralmente relacionado à origem da superstição, são teorias malucas e, por vezes, com pouco fundamento. Mas, uma coisa é certa! Pessoas criativas sabem aproveitar muito bem essa data assustadora. Há autores, diretores, escritores e produtores atentos a cada nova ‘tendência’ para unir a sexta-feira 13 aos seus livros, peças teatrais, filmes e até mesmo na criação de personagens.
Se você é corajoso (a) e gosta de uns bons sustos, hoje é um bom dia para assistir clássicos do terror. Confira ao aolado algumas dicas para esta sexta-feira 13:
“[...] Três, quatro, é melhor trancar a porta. Cinco, Seis, Agarre seu crucifixo. Sete, oito, fique acordado até tarde. Nove, dez, não durma nunca mais”. Quer saber a continuação? Assista ao filme ‘A hora do pesadelo’, de 1984.
A frase é da franquia de filmes ‘Jogos Mortais’, dita pelo personagem Jigsaw. Ao todo, a produção lançou oito longas-metragens de 2003 a 2017.
Uma família se muda e, descobre, da pior maneira, que a seu novo terreno já serviu para sepultar indígenas no passado. ‘Cemitério Maldito’ é baseado no livro do autor Stephen King.
O ‘Brinquedo Assassino’ não poderia estar de fora da lista. O filme passou por um remake e, essa produção, uma das mais icônicas do final dos anos 1980, vai ser lançada em breve, neste ano. Portanto, esse filme fecha com chave-de-ouro a lista de indicação.
De acordo com o personagem Hellraiser, do longa ‘Renascidos do Inferno, as lágrimas são um desperdício de bom sofrimento. Lançado em 1987, o filme continua aterrorizando.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).