Confraternização e fé até domingo - Jornal Cruzeiro do Vale

Confraternização e fé até domingo

29/06/2018
Confraternização e fé até domingo

Tradicionalismo, fé e união. Desde quarta-feira, 27 de junho, o pátio do salão Cristo Rei, no Centro de Gaspar, sedia um dos maiores eventos religiosos de Gaspar: a Festa de São Pedro Apóstolo, que chega a sua 168ª edição. Com programação religiosa e festiva, o padroeiro da cidade segue sendo homenageado até a noite de domingo.

 

Programação religiosa

A programação desta sexta-feira, dia 29, marca o 2ª dia do Tríduo. Às 18h, haverá uma carreata com a imagem de São Pedro. O trajeto inicia na comunidade Santo Antônio, passa pelas comunidades Virgem de Nazaré, Nossa Senhora de Fátima, Santa Paulina, São Cristóvão, e encerra na igreja de São João Batista. Mais tarde, às 19h, acontece na Igreja Matriz uma missa com Dom Jaime Spengler. A celebração terá como tema ‘Pedro, discípulo do Senhor’.

Para marcar o terceiro dia do Tríduo, Dom Jaime preside a Missa da Catequese Paroquial, a partir das 15h. Mais tarde, às 18h, a carreata com a imagem de São Pedro segue pelas comunidades Jesus Cristo Libertador, Santa Clara, Bom Jesus, Santa Terezinha e Santa Rita. A missa com o tema ‘‘Pedro, testemunha do Ressuscitado e a pedra da Igreja’, será às 19h.

Uma das celebrações mais aguardadas da Festa de São Pedro em Gaspar é a missa dos festeiros. Ela será às 9h30 de domingo, dia 1º de julho, e será presidida por Dom Jaime Spengler. Para encerrar o domingo, frei Carlos Ignácia celebra a missa no fim do dia, às 19h.

O empenho de todos os voluntários que colaboram com a realização da festa será reconhecido na noite de segunda-feira, dia 2 de julho, quando acontece a Missa em Ação de Graças pela festa e seus voluntários. A celebração será do pároco da igreja, frei Paulo Moura.

Programação festiva

Churrasco, pastel, bolo, cuca, pães, sonhos, café, pinhão, quentão, cachorro quente e demais delícias já tradicionais estão sendo vendidos na Festa de São Pedro Apóstolo. Com atrações para todas as idades, centenas de pessoas são esperadas nos três últimos dias de festa. Nesta sexta-feira, dia 29 de junho, a maior movimentação deve acontecer após às 20h, ao final da missa. Toda a estrutura da festa está preparada e a diversão fica por conta da roda dos festeiros, roda dos brinquedos, sacola surpresa, porquinho da índia, pescaria e bazar das bordadeiras.

No sábado, dia 30, ao meio dia, haverá venda de churrasco, pasteis e demais alimentos. As festividades iniciam oficialmente, porém, à noite, após a missa, quando toda a estrutura estará à disposição da comunidade.

No último dia de festejos populares, domingo, o movimento tende a ser ainda maior desde o início da manhã até o final da noite.