O sol ainda não havia raiado na manhã deste domingo, dia 1º de julho, e dezenas de pessoas já estavam às margens do rio Itajaí-Açu para a esperada Procissão de São Pedro. A saída do cortejo em homenagem ao padroeiro de Gaspar aconteceu às 7h, nos fundos da Extração de Areia Deschamps, e, desde às 5h, os organizadores já estavam no local para conferir os últimos detalhes antes do esperado momento.
A imagem de São Pedro foi transportada em uma jangada de pau a pique, carinhosamente apelidada de Jabiraca, construída por José Alberto Schmitt, o Pinoco. A embarcação foi rebocada por uma lancha da Extração de Areia Deschamps e, atrás, seguiram em procissão as demais embarcações.
Pontualmente às 9h30, quando o sino da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo tocou indicando o início da missa dos festeiros de São Pedro, a imagem do santo padroeiro estava subindo a escadaria da igreja para dar início à celebração. De acordo com um dos organizadores da procissão, Gilberto Schmitt, tudo ocorreu dentro do planejado e o momento foi muito especial. “Durante todo o trajeto pelo rio ficou clara a fé e a devoção de todos que participaram da procissão. São Pedro abençoou nosso trajeto e fez com que tudo ocorresse dentro do planejado. Agora, é só contar os dias para a procissão do ano que vem”, afirma.
A procissão de São Pedro foi organizada por Gilberto, em parceria com o coordenador da Defesa Civil de Gaspar, Rarael Araujo de Freitas, e com os voluntários Mari Inês Testoni Theiss, Altair Theiss, João Paulo Bornhausen e Paulo César Maba.
Fazer com que este seja um momento seguro é o principal objetivo de quem organiza a procissão. Isso porque participam pessoas de todas as idades: desde crianças até idosos. Por isso, dois bombeiros militares de Gaspar e representantes da Defesa Civil acompanharam todo o trajeto e garantiram a segurança de todos. Representantes da Marinha do Brasil também participaram do momento.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).